Química na guerra: de armas à sobrevivência

Nesta terça-feira, 25 de abril de 2017, às 13 horas, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), traz a palestra “Aplicações da Química na Guerra – de armas químicas à sobrevivência”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Henrique Frasson Scafi.

O convidado é da Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCEx. Ele afirma “Em situações de combate o conhecimento químico é essencial e pode ser o fator peremptório como um trunfo que determina a vitória ou a derrota”, e lembra que muitas tecnologias foram cunhadas a partir de confrontos e guerras.

“Essa palestra tem por objetivo expor como a química é aproveitada nas diversas atividades militares em ações de combate e em ações subsidiárias. Usada em armamentos, bombas ou toxinas, também pode ser aproveitada na operacionalidade militar quando empregada em purificadores de água e gases, aquecedores de rações operacionais, materiais de proteção balística, sobrevivência, dentre outros. Destacam-se no teatro da guerra diversas substâncias químicas que são usadas com objetivos militares como armas químicas de guerra e agentes químicos de guerra (AQG)”, complementa o palestrante.

O seminário integra o Ciclo de Palestras da Graduação do IQSC, organizado pelo Diretor da Unidade, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho e pelo Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

O seminário acontecerá no anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC. Todos os interessados podem participar gratuitamente, basta que se inscrevam aqui

“Aplicações da Química na Guerra – de armas químicas à sobrevivência”

Prof. Dr. Sérgio Henrique Frasson Scafi

Escola Preparatória de Cadetes do Exército