Reflexão: Os dois lobos dentro de nós!

Vídeo de Seiiti Arata, da ARATA Academy, disponível no Canal YouTube, trata da lenda de dois lobos que existem dentro de nós. O apresentador relata, por meio da representação de um velho índio explicando a um jovem índio, a batalha entre pensamentos positivo e negativo, em nosso interior.

“Um lobo mau, tem raiva, é arrogante, ganancioso, ele carrega culpa, ressentimento, inveja, intolerância, preconceito; ele só se preocupa com ele mesmo. Ele também tem fraquezas, tem muitos medos, é desconfiado, tem ansiedade e momentos de inferioridade. O outro lobo é bom, feliz, pacífico; ele ama, ele carrega esperança, tem humildade, tem bondade, serenidade, simpatia, generosidade. É um lobo corajoso, verdadeiro, tem compaixão, tem fé, deseja o melhor para todos, é inocente, muitas vezes confia demais nos outros e sai machucado. Ambos os lobos são muito fortes, poderosos”. O jovem perguntou ao sábio: “Qual o lobo vencerá esta luta?”. Saiba a resposta vendo o vídeo de apenas 12 minutos clicando aqui.

Temos aqui uma bela mensagem sobre as “Relações Interpessoais no Trabalho”, uma área da Administração que trata do relacionamento entre o eu e o outro no trabalho. A forma como me posiciono frente ao outro pode ser positiva, ou negativa, e tem sérias consequências para os resultados das atividades. Se sou da paz, cooperativo, compreensivo, então me posiciono positivamente diante dos outros no trabalho. Se, por outro lado, sou egoísta, impulsivo, controlador, não sei ouvir, então me posiciono negativamente.

É possível termos qualidade de vida no trabalho, no entanto, este estado de paz, justiça e satisfação depende de cada um de nós; mas não da boca para fora e, sim, das ações concretas que praticamos.

Boa reflexão!

A voz da graça se faz ouvir na alma tranquila. Na alma agitada não se faz ouvir. Sempre que São Paulo Apóstolo tinha desejos ansiosos, inquietações fora do tempo, ele agia com sabedoria: bastava esperar.

Edmundo Escrivão Filho

VEJA TAMBÉM ...