Saúde, alimentação e cidades são tema da revista “Estudos Avançados”

Nova edição da publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP já está disponível gratuitamente na internet

Capa da nova edição da revista Estudos Avançados, que acaba de ser publicada – Foto: Divulgação/IEA

A nova edição da revista Estudos Avançados – de número 109 – publica três dossiês que se unem na discussão sobre a qualidade de vida e as desigualdades sociais. A publicação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP está dividida em ensaios que abordam os temas “promoção da saúde”, “segurança alimentar” e “cidades e tecnologias”. Com uma foto da médica Zilda Arns (1934-2010) na capa, a revista faz homenagem à fundadora da Pastoral da Criança, ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pelo seu trabalho em favor da promoção da saúde no País.
O primeiro grupo de artigos se inicia com Saúde Cardiovascular e Habitação: Um Diálogo Importante Travado nos Assentamentos Precários de São Paulo, de Ligia Vizeu Barrozo, Carlos Leite, Edson Amaro Jr e Paulo Saldiva. Os autores investigam a distribuição espacial da mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
O artigo compara as causas de óbitos e internações em assentamentos regulares e precários na cidade de São Paulo. O estudo é feito a partir do fato de que o risco de DCNT aumenta conforme o contexto socioeconômico do local de moradia piora. Uma das constatações feitas é que pessoas morrem mais cedo por doenças cardiovasculares em assentamentos precários.

Discussões sobre moradia também estão presentes em Por Que o Investimento e Foco em Questões Habitacionais é Também Uma Medida de Saúde, de Eduardo Castelã Nascimento, Wesllay Carlos Ribeiro e Suzana Pasternak. No artigo, há um levantamento de produções científicas sobre as relações entre habitação e saúde, especialmente a respeito da incidência de doenças respiratórias em locais com mofo. Os autores ainda investigam se alguma parte do orçamento público de saúde no Brasil é destinada a gastos com habitação.

Em Educação, Saúde e Progresso: Discursos Sobre os Efeitos do Ambiente no Desenvolvimento da Criança (1930-1980), Ana Laura Lima Godinho recupera a literatura do século 20 sobre a influência do ambiente escolar no desenvolvimento de alunos. A autora menciona o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador (BA), criado em 1950 pelo educador Anísio Teixeira, como um exemplo de educação democrática.

A interação entre a saúde e tráfico em um município de São Paulo é tema de Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes, Sabrina Helena Ferigato, Massimiliano Minelli e Thelma Simões Matsukura no artigo Atenção Básica em Saúde em Um Cenário de Vulnerabilidade: Produção de Saúde e Governança Informal do Tráfico. Para o estudo, o cotidiano de uma unidade de saúde em um território de vulnerabilidade social foi acompanhado.

Quatro visões de mundo diferente são articuladas em Entre Utopias Desejáveis e Realidades Possíveis: Noções de Bem Viver na Atualidade, de Gabriel Castro Siqueira, Bruno Simões Gonçalves e Alessandro de Oliveira dos Santos. As visões de mundo indígenas são colocadas ao lado do pensamento utópico latino-americanista, do pensamento estatal e da noção socioambiental para refletir sobre a qualidade de vida.

As autoras Jussara Maria Leal de Meirelles e Ana Paula Vasconcelos discutem se representantes legais de pessoas com deficiência podem tomar decisões sobre aspectos existenciais em Os Limites da Curatela e o Consentimento livre e Esclarecido da Pessoa com Deficiência. A discussão está focada em indivíduos que não possuem condições de expressar suas vontades.

O segundo dossiê é aberto com Segurança Alimentar: Reflexões Sobre Um Problema Complexo, assinado por 18 autores de centros de pesquisa ligados à USP: o Grupo de Pesquisa em Nutrição e Pobreza, o grupo Saúde Planetária Brasil e o Centro de Inteligência Artificial.

Já em Alimentação Saudável, Agricultura Urbana e Familiar, nove autores sintetizam falas sobre a produção urbana de alimentos realizadas no 11º Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública, promovido pelo IEA em 2019. Dentre os temas tratados, há reflexões sobre a contribuição da agricultura urbana para qualidade de alimentação, políticas públicas de alimentação escolar e iniciativas locais que viabilizam economicamente a atividade.

Adaptação às Mudanças Climáticas e Prevenção a Desastres na Cidade de São Paulo, de Ana Maria de Oliveira Nusdeo, Andresa Tatiana da Silva e Fernanda dos Santos Rotta, abre o terceiro e último dossiê da edição. Os autores analisam os efeitos da Lei Municipal 14.933/2009, que criou estratégias para gestão de catástrofes e adaptação às mudanças do clima até 2019.

“Brownfields são áreas urbanas subutilizadas e degradadas cuja revitalização permite agregar benefícios à população”, definem Evandro Nogueira Kaam e Amarilis Lucia Casteli Figueiredo Gallardo em Soluções Baseadas na Natureza em Projetos de Revitalização de Brownfields Urbanos: Novos Paradigmas Para Problemas Urbanos. O artigo mostra como o uso dessas soluções suaviza os efeitos das mudanças climáticas e pode ser incorporado em políticas públicas.

O autor Joel Outtes busca na filosofia francesa uma forma de interpretar as cidades no brasil em Sobre Foucault e o Urbanismo Brasileiro: uma Genealogia do Planejamento (c. 1850s-1945). Os conceitos de disciplina e biopoder, concebidos por aquele filósofo francês, são evocados para pensar a história da urbe no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O número 105 da revista Estudos Avançados está disponível na íntegra, gratuitamente, na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Por Rebeca Fonseca (estagiária) – Jornal da USP