Selecionados do Programa de Atração e Retenção de Talentos são recepcionados em cerimônia virtual

Os aprovados foram contratados como docentes da USP, por prazo determinado de um ano, na função de professor colaborador

Foram selecionados 99 pós-doutorandos para participar do programa – Foto: Reprodução

Foi realizada, no dia 2 de julho, a cerimônia virtual de boas-vindas e orientações para 99 novos candidatos selecionados para a segunda edição do Programa de Atração e Retenção de Talentos (Part). Trata-se de um projeto inédito da Universidade que tem como objetivo oferecer ao pós-doutorando a oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades no ensino da graduação.

Os aprovados foram contratados como docentes da USP, por prazo determinado de um ano (prorrogável por mais 12 meses), na função de professor colaborador e com jornada de trabalho de oito horas semanais. O salário será de R$ 1.279,15, mais auxílio-alimentação no valor de R$ 870,00.

Esta segunda edição do programa, que foi lançado em 2019, teve 427 inscritos. Estavam aptos a se candidatar os doutores regularmente inscritos no Programa de Pós-Doutorado da USP e com título obtido há menos de sete anos. A seleção foi feita por um Comitê Gestor, formado por 35 docentes de diversas áreas do conhecimento, e a vigência do contrato terá início em julho de 2021.

“Este é um programa ganha-ganha. A USP conta com a participação desses jovens, que trazem uma visão nova para o ensino, e os pós-doutorandos têm a oportunidade de ter uma formação complementar. Em todas as universidades de ponta do mundo, os pós-doutorandos, além de dar aula, assumem tarefas administrativas na universidade de maneira natural. Infelizmente nossa legislação permite que os pós-docs deem aula de pós-graduação, mas não na graduação. O Part foi criado para vencer essas barreiras burocráticas. Esta experiência é o início de uma carreira promissora, uma carreira dinâmica, muito pujante”, destacou o reitor Vahan Agopyan.

Também participaram do encontro os pró-reitores de Pesquisa, Sylvio Canuto; o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat; o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, que falou sobre a estrutura da Universidade; o diretor de Recursos Humanos da Universidade, Fernando Mantelatto, que abordou a questão do andamento das contratações; a servidora da Pró-Reitoria de Graduação, Edméia Martins, que fez orientações sobre a utilização do sistema Jupiter; e a professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Karla Roberta Pereira Sampaio Lima, que fez uma apresentação sobre as ferramentas digitais para o ensino de graduação; a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Carmen Sílvia Fávaro Trindade; e a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley.

Além disso, a docente da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), Laís Vicari de Figueiredo Pessôa, falou sobre sua experiência como participante do programa.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

+ Mais

Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP