Semana de eventos orienta pesquisadores empreendedores e apresenta startups criadas na USP

Semana Global de Empreendedorismo na USP reúne de 13 a 18 de novembro atividades on-line e presenciais gratuitas, além de um desafio para criação de startup; as inscrições são gratuitas

Semana com atividades on-line e presenciais vai abordar o empreendedorismo na Universidade – Arte sobre foto de Marcos Santos/USP Imagens

Promovida pela Global Enterpreneurship Network (GEN), a Semana Global do Empreendedorismo é uma rede internacional de eventos voltados à temática empreendedora, organizados por diferentes entidades estudantis e universidades ao redor do mundo. A Agência USP de Inovação (Auspin) traz o evento para a USP, aqui organizado por entidades estudantis parceiras de diversos campi. A Semana Global do Empreendedorismo na USP (SGE) ocorrerá entre os dias 13 a 18 de novembro, no campus da Cidade Universitária, no Butantã, em São Paulo. As inscrições são gratuitas pela plataforma Sympla.

A programação reúne diversas atividades, como webinars transmitidos pelo canal do YouTube da Agência USP de Inovação e conferências presenciais, no Auditório do Inova USP, na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370. Entre elas, está o webinar Orientando pesquisadores empreendedores: por onde começar?, com a professora Liliam Carrete, que tratará dos desafios que profissionais da ciência enfrentam para empreender, e a apresentação de empreendedores e startups que surgiram dentro da Universidade.

O destaque é o Desafio GRIDX, promovido pela GRIDX, um venture capital parceira. A atividade consiste na formação de equipes que deverão criar um projeto de startup ao longo da semana, e apresentar o pitch dessa ideia na sexta-feira, penúltimo dia do evento. Ao longo da semana, a empresa fará mentoria das equipes e os participantes terão contato com investidores de Venture Capital.

Os participantes do desafio terão a oportunidade de conversar sobre as técnicas de negociação entre investidores e startups. É preciso realizar a inscrição para a Abertura Desafio GRIDX, e o participante receberá o link de inscrição da atividade e demais informações sobre o evento, que será realizado presencialmente no espaço do Inova-USP. Não há necessidade de ter um projeto pronto para participar, nem uma equipe, já que as equipes serão formadas durante o evento.

Dependendo do número de participantes, a GRIDX fará uma pré-seleção dos pitches das equipes, e apenas os finalistas competirão no dia da premiação. Os pitches serão avaliados por uma banca com três avaliadores. Todos os participantes receberão um certificado de participação, e a equipe vencedora recebe o certificado de reconhecimento de ganhador do Desafio GRIDX na Semana Global.

13/11 – Segunda-feira

• 13h: Estande de empreendedorismo da EmprEEL, na Escola de Engenharia de Lorena
  • 14h: Webinar de abertura da Semana Global do Empreendedorismo, com os professores Liliam Carrete e Josmar Andrade; transmissão no canal do YouTube da Auspin
  • 15h: Orientando pesquisadores empreendedores: por onde começar?, um webinar conduzido pela professora Liliam Carrete, que tratará dos desafios que profissionais da ciência enfrentam para empreender; transmissão no canal do YouTube da Auspin
  • 17h: Prêmio Empreendedor USP – Ano 2023, com o professor Luiz Henrique Catalani, no Auditório do Inova USP
  • 17h30: Apresentação da GRIDX, uma venture capital parceira que irá promover o Desafio GRIDX durante a Semana Global do Empreendedorismo na USP, no Auditório do Inova USP
  • 18h: Empreendendo na Universidade – evento on-line da EmprEEL para debater a temática empreendedora dentro da USP

14/11 – Terça-feira

• 14h: #MadeAtUSP: Empreendedores e startups que surgiram dentro da universidade, com a presença de Lucas Koren, CEO da IMBR Agro, com transmissão pelo canal do YouTube da Auspin
  • 15h: Workshop Venture Capital e Ciência, conduzido por Francisco Salvatelli, representante da GRIDX, no auditório do Inova USP. Destinado apenas aos inscritos no Desafio GRIDX.
  • 18h: Como preparar startups de base tecnológica para atuar globalmente, em que André Palma, Patrícia Leomil e Liliam Carrete compartilham suas experiências com o mercado internacional; transmissão pelo canal do YouTube da Auspin

16/11 – Quinta-feira

• 14h: Como se preparar para a Captação de um Investidor Anjo, webinar transmitido no canal do YouTube da Auspin com Hugo Vivas, representante da FEA Angels, debatendo sobre o que os investidores esperam das startups

17/11 – Sexta-feira

• 11h: anúncio dos finalistas do Desafio GRIDX nas redes sociais da Auspin
  • 14h às 18h: Intervenção da startup Conchinha no Inova USP
  • 15h: Apresentação e premiação do Desafio GRIDX, no Auditório do Inova USP
  • 17h: Apresentação e celebração do Prêmio Empreendedor USP – Ano 2023, no Auditório do Inova USP

18/11 – Sábado

• 13h às 18h: eLab Start, um evento com diversas entidades estudantis empreendedoras e palestras sobre a temática no Inova USP

Atividades presenciais: Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Bairro do Butantã, São Paulo

Acompanhe as atualizações sobre o evento no site inovacao.usp.br/sge2023. Link de inscrições nos eventos, no plataforma Sympla.

Acesso aos conteúdos de inovação e empreendedorismo, acompanhe a Auspin nas mídias sociais.

Por Jornal da USP