Seminário aborda energia de ativação e grau de conversão

“Dependência da energia de ativação com o grau de conversão. Reações complexas”, é o tema do seminário que será proferido no dia 10 de outubro de 2016, nas dependências do Instituto de Química de São Carlos – USP, pelo Prof. Dr. Clóvis Augusto Ribeiro.

“Em uma série de artigos da década de 1990, Sergey Vyazovkin introduziu, para a análise cinética da reação em estado sólido, o conceito de energia de ativação variável, a qual não esta em acordo com preceitos da energia de ativação da cinética tradicional, mas pode prever um compromisso entre a complexidade das reações de fase condensada e os métodos para descrever sua cinética”, explica.

O palestrante é Professor Adjunto do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara – SP.  Com experiência na área de Química e ênfase em Análise Térmica e Métodos Cromatográficos, atua principalmente em temas como: cinética não isotérmica de reações em fase condensada, polímeros supramoleculares e aplicações na área farmacêutica, química ambiental.  O convite foi formulado pelo Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro  responsável pelo Laboratório de Análise Térmica, Eletroanalítica e Química de Soluções – LATEQS.

Seminário

“Dependência da energia de ativação com o grau de conversão. Reações complexas”

10/10/2016 – segunda-feira, 14h30, anfiteatro térreo do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400

Gratuito e aberto aos interessados.

Inscrições e resumo aqui.

Informações: (16) 3373-8272