Série de publicações da USP reúne estudos na área de resíduos sólidos

São quatro volumes produzidos por grupo de pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos que abordam aspectos da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, desde diagnóstico até reciclagem e tratamento

Publicação representa um compilado de toda a produção bibliográfica produzida na área de resíduos sólidos na EESC-USP – Arte sobre foto de EBC/TV Brasil

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (Neper), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, está celebrando seu 20º aniversário com uma série de publicações que tem como objetivo difundir o conhecimento científico na área. Intitulada Contribuições científicas em resíduos sólidos: compilação de estudos do Neper, reúne todos os estudos conduzidos pelo grupo até 2022. Confira os e-books disponíveis gratuitamente neste link.

Essa série de publicações está dividida em quatro volumes que abordam aspectos da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos: Diagnóstico, planejamento e gestão, que engloba estudos de caracterização e diagnóstico, planos, políticas, análises financeiras, avaliação da gestão e eventos sustentáveis relacionados aos resíduos sólidos; Economia circular, abordando temas como logística reversa, coleta seletiva, triagem, reciclagem, reutilização, redução, prevenção, avaliação de ciclo de vida, educação ambiental e a importância dos catadores de materiais recicláveis.

Em Reciclagem e tratamento são explorados os processos tecnológicos de reciclagem, compostagem, digestão anaeróbia, tratamento de resíduos e recuperação energética a fim de promover práticas sustentáveis na gestão de resíduos sólidos; e Disposição final trata de questões relativas ao tratamento de lixiviado, aproveitamento energético em aterros e o gerenciamento de áreas contaminadas, contribuindo para uma abordagem mais eficiente e responsável na disposição final de resíduos.

Os quatro volumes com estudos realizados na USP em São Carlos – Foto: Divulgação/EESC

O Neper foi fundado em 2003 e tem desempenhado um papel fundamental nas atividades relacionadas à gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, consolidando-se como um ponto de referência nesse campo. Toda a série de publicações encontra-se disponível no site do Neper, sendo uma oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre resíduos sólidos e as práticas sustentáveis associadas à área. Além disso, traça uma linha cronológica das pesquisas que foram desenvolvidas, possibilitando identificar os temas mais relevantes e os campos de pesquisa que precisam ser mais bem explorados.

A compilação foi organizada pelos membros do núcleo: Ana Maria R. C. de Castro, Júlia Fonseca C. Andrade, Igor Matheus Benites, Cleyse Kelly B. Nunes e Valdir Schalch.

Texto da Assessoria de Imprensa da EESC USP

Por Jornal da USP