Servidores da USP poderão escolher a empresa fornecedora de seus vales-refeição

Adoção de um sistema inovador de contratação traz flexibilidade e liberdade aos beneficiários

O servidor poderá fazer a opção entre os cartões disponíveis – Foto: Cecília Bastos/USP imagens

A USP passou a oferecer um novo benefício a seus servidores, que, a partir de agora, poderão escolher o fornecedor dos serviços de vale-refeição. Por meio de um formato inovador de contratação, o Departamento de Administração (DA), ligado à Coordenadoria de Administração Geral (Codage) da Universidade, credenciou quatro empresas que poderão operar o auxílio. O sistema Marteweb, que gerencia os Recursos Humanos na USP, ganhou nova funcionalidade, na qual o servidor fará sua opção entre Sodexo, Ticket, Verocheque ou VR. A seleção deverá ser feita até o dia 5 de novembro e permanecerá ativa por um período de 12 meses. Somente após esse prazo será possível fazer a troca de prestador.

Para subsidiar a decisão dos usuários, foi disponibilizado um site que oferece, de forma reunida, o material de apresentação de cada uma das empresas, no qual elas expõem suas vantagens. Para consultar, clique aqui.

Amaury Rezende – Foto: Arquivo pessoal

O diretor do DA, Amaury José Rezende, explica que houve uma mudança na legislação relacionada à contratação deste tipo de benefício, vedando o modelo até então utilizado, no qual a licitação previa uma remuneração ao contratante, no caso, a USP. Este pagamento, em última instância, poderia encarecer os valores das refeições devido ao repasse de custos, reduzindo, assim, o benefício do trabalhador.

“Diante do cenário imposto pela nova legislação, buscamos alternativas, mas várias delas não eram possíveis. Foi, então, que analisamos a possibilidade de realizar o credenciamento de firmas, restabelecendo o espírito da competição para oferecer o melhor serviço e inserindo o beneficiário como agente decisório do processo”, explica Rezende.

O diretor ressalta, também, a complexidade do trabalho de transição. “Foi necessário transpor obstáculos como falta de regulamentação clara e ausência de orientações específicas na legislação, além de um grande volume de contestações, impugnações, representações, agravos e liminares apresentados pelas empresas do setor ao longo do processo e que demandaram um grande trabalho da Procuradoria Geral da Universidade”, afirma.

Este é o primeiro benefício em que a USP está aplicando as novas possibilidades de contratação e já estão em estudo possibilidades semelhantes também em outros benefícios, como o vale-alimentação.

Por Michel Sitnik – Jornal da USP