Sistema de Identificação de Problemas de Infraestrutura Urbana vence concurso

Agilizar a identificação e a localização de problemas de infraestrutura urbana como vazamentos de água e esgoto, buracos e imperfeições no asfalto e calçadas, terrenos baldios irregulares e entulho em locais proibidos. Essa é a missão do Sistema de Identificação de Problemas de Infraestrutura Urbana (SIPIU) criado pela aluna da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Renata de Camillo Corrêa Bernardes, que foi classificado em 1º lugar no Embarcados Contest: Conectando à Internet das Coisas com NXP.

eesc sipiu logo

Renata é aluna do curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica e criou um dispositivo para que os garis, que percorrem longas distâncias durante seu turno de trabalho, possam inserir dados sobre a situação das vias para facilitar os reparos e embasar decisões dos governantes com dados estatísticos.

O sistema funciona com o conceito de internet das coisas (IoT, sigla em inglês): em um dispositivo acoplado ao carrinho-lixeira, o funcionário insere uma ocorrência, o sistema registra o local e a hora, e os dados são enviados via 3G para um banco de dados nas nuvens, o qual exibe as informações em tabelas que podem ser acessadas em um site. Clique aqui para saber mais.

O projeto foi desenvolvido para participar da competição organizada pela base de conhecimento Embarcados em parceria com a empresa de semicondutores NPX. Os participantes desenvolveram projetos que mostravam formas por meio das quais a internet das coisas ajudaria a melhorar o planeta, seja tornando-o mais seguro, mais conectado, mais saudável, mais verde ou mais divertido para as pessoas.

A última etapa do desafio envolveu a apresentação dos protótipos das 18 melhores propostas encaminhadas e ocorreu no dia 8 de novembro, em São Paulo. Como prêmio, Renata recebeu US$ 1,2 mil, além de um período de pré-aceleração na incubadora Baita.

Mais informações:
Renata de Camillo Corrêa Bernardes
E-mail: renatadecamillo@gmail.com

Por Assessoria de Comunicação da EESC

VEJA TAMBÉM ...