Superintendência de Assistência Social lança o serviço Clique Social para alunos de graduação

Os estudantes podem agendar on-line um horário para receber atendimento das assistentes sociais da Universidade

Arte: montagem sobre Portal de Serviços Computacionais da USP

Desde o dia 8 de dezembro, os alunos de graduação da Universidade podem agendar, no Portal de Serviços Computacionais da USP, um horário para atendimento das assistentes sociais. O processo, que antes era feito por e-mail, proporciona mais agilidade e praticidade para os estudantes.

Durante a pandemia da covid-19, os atendimentos estão sendo feitos por meio do Google Meet. As assistentes sociais estão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), orientar sobre possibilidades de moradia, fazer encaminhamentos relacionados a problemas de saúde, acolher relatos de casos de violência de gênero, entre outros.

“Em todos os Serviços Sociais da USP, os alunos têm acesso a uma escuta especializada, ao apoio necessário, às orientações e encaminhamentos pertinentes a cada situação que se apresenta. Para os estudantes ligados ao PAPFE, o acompanhamento começa, na maioria das vezes, pelo contato inicial quando da inscrição no programa e, geralmente, vai até formatura”, explica o superintendente de Assistência Social (SAS) da USP, Gerson Yukio Tomanari.

Em São Paulo, as profissionais de Serviço Social atuam na SAS, no Quadrilátero Saúde/Direito, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e na Escola de Engenharia de Lorena (EEL). No interior, estão ligadas às Prefeituras de cada campus. Ao todo, a USP possui 24 assistentes sociais.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, destaca que o “Clique Social está disponível a todos os estudantes de Graduação da USP e demonstra a preocupação institucional com a formação integral do aluno”.

Para solicitar o agendamento, o estudante deve acessar o Portal de Serviços Computacionais da USP, na área restrita do aluno, e clicar na opção Clique Social: agendar horário com assistente social, localizada no menu vertical à esquerda.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP