Técnica espectroscopia pode ajudar a Química de alimentos

Quem se preocupa com a qualidade de vida não despreza termos como radicais livres e antioxidantes.   Radicais livres são moléculas que têm um número ímpar de elétrons e por isso reagem com o que encontram pela frente, podendo causar desde a morte de uma bactérias até a formação de produtos tóxicos através da oxidação. Os antioxidantes protegem o organismo da ação danosa dos radicais livres.

A flash fotólise é uma técnica importante para o desenvolvimento de novas estratégias voltadas para a qualidade dos alimentos e segurança alimentar

“Em química de alimentos, os radicais livres, gerados durante a estocagem, armazenamento e a digestão, são responsáveis pela formação de produtos de modificação oxidativa potencialmente tóxicos, perda de valor nutricional e podem ocasionar estresse oxidativo no trato-gastrointestinal promovendo lesão a biomoléculas e estruturas sensíveis”, afirma Fernanda Scavassa Ribeiro do Prado.  Ela acrescenta que “a técnica de flash fotólise com detecção de absorção de transientes se torna uma importante ferramenta na elucidação do mecanismo e da cinética de reação destas espécies radicalares frente a biomoléculas e antioxidantes”.

Fernanda abordará o tema “Espectroscopia de absorção de transiente e suas aplicações em Química de alimentos” na quarta-feira, 14 de dezembro de 2016, às 16 horas, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos – USP.  O seminário integra as normas do programa de pós-graduação da unidade.

A aluna de doutorado do Instituto de Química de São Carlos – IQSC/USP, é orientada pelo Prof. Dr. Daniel Rodrigues Cardoso na área de Química Analítica e Inorgânica.  Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e mestrado em Química (Química Analítica) também no IQSC (2014).  Seu projeto de doutorado visa fotorredução de flavinas por dipeptídeos contendo histidina e a influência de íons metálicos redox-inativos de relevância biológica.

Seminário

“Espectroscopia de absorção de transiente e suas aplicações em química de alimentos”

MSc. Fernanda Scavassa Ribeiro do Prado (pós-graduanda no IQSC)

14/12/2016, 16h, anfiteatro B do IQSC