Uma série de videoconcertos para encerrar 2021 e começar bem 2022

As orquestras da USP produziram diversos vídeos durante este ano, dois deles demonstrando a tão importante preocupação com o meio ambiente

Depois de um ano tão difícil como 2021, com pandemia de covid-19, novas cepas do coronavírus, discussões acerca de vacinas e muitos revezes políticos, nada melhor do que descansar e aproveitar uma boa música. Melhor ainda, se for durante um videoconcerto, produzido pelos corpos artísticos da Universidade de São Paulo. A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), a Orquestra de Câmara (Ocam), do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e a USP Filarmônica, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, mesmo com todas as dificuldades que o isolamento causou, conseguiram produzir uma série de vídeos. E o Jornal da USP apresenta uma seleção que reúne cinco dessas produções, duas delas remetendo à cada vez mais presente preocupação com o meio ambiente — em meio a acordos entre países para diminuir e reverter eventos climáticos extremos e com impactos devastadores sobre o planeta –, além de parcerias com grandes artistas e até modinhas anônimas. Veja a lista a seguir.

Como será nosso futuro se não agirmos agora sobre as mudanças climáticas? The [uncertain] Four Seasons é uma experiência realizada por 14 orquestras de todo o mundo – entre elas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) –, que propõe interpretar as variações locais das (incertas) Quatro Estações, do compositor italiano Antonio Vivaldi (1678- 1741). O projeto é uma iniciativa internacional, que tem como objetivo fazer com que mais países e organizações assinem o Compromisso dos Líderes pela Natureza, documento que propõe medidas referentes à proteção e recuperação da biodiversidade.

“A Terra está falando. Ela nos diz que não temos mais tempo” (Txai Suruí, líder indígena e ativista brasileira). A frase abre o vídeo Sementes, que reúne diversas imagens da natureza, captadas na Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém, e na Ilha de Combu, ambas no Estado do Pará, com trilha sonora executada pela Orquestra de Câmara (Ocam), do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A experiência estética/sonora, concebida e musicada pelo maestro Gil Jardim, se soma a esforços na luta pela regeneração do planeta.

No videoconcerto Cantares, a Orquestra de Câmara (Ocam) da USP recebe a cantora Mônica Salmaso. No programa, além da canção-título, de Ronaldo Miranda, são interpretadas também as obras do compositor Ponteio e Dança, para cordas e Variações Sérias sobre um Tema de Anacleto de Medeiros, para quinteto de sopros. Completam o programa, Matiz III Ciclos, de Rodrigo Lima, e Suíte Holberg, de Edvard Grieg. Regências dos maestros Gil Jardim e André Bachur.

A obra Taxidermia em Dois Movimentos foi especialmente composta por Arrigo Barnabé para a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e é executada com a participação especial da Orquestra Errante, também do Departamento de Música da USP. Como conta o diretor da Osusp Fábio Cury no vídeo, Taxidermia dialoga com a obra Soldado, de Stravinski: “Mostra alusões à rítmica modernística stravinskiana, sempre temperadas com o groove peculiar da produção de Arrigo Barnabé”. A obra integra o projeto 3 x 22, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP para comemorar o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A USP Filarmônica, orquestra do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, apresenta Duas modinhas pradenses para orquestra de cordas (melodias anônimas mineiras do século 19), com harmonização e orquestração do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. Os manuscritos são provenientes da Lira Ceciliana de Prados, entidade de Minas Gerais, com pesquisas de Adhemar de Campos Filho e George Olivier Toni (in memoriam). Participação especial de estudantes do Departamento de Música da Faculdade de Artes da Universidade Nacional de Córdoba (Argentina).

Por Claudia Costa – Jornal da USP