Universo das Emissoras Públicas: Rádios universitárias paulistas firmam parceria para ampliar o alcance de informações sobre ciência e pesquisa

As Rádios USP, Unesp FM, Unicamp e UFSCar compartilham reportagens sobre descobertas científicas feitas por professores e pesquisadores das instituições

Existem 108 rádios universitárias vinculadas a instituições de ensino superior no país, universidades públicas e instituições particulares. O levantamento ainda está em andamento e integra o trabalho dos pesquisadores Izani Mustafá (UFMA), Daniel Martin-Pena (UEx/Espanha) e Marcelo Kischinhevsky (UFRJ). A primeira emissora universitária brasileira a entrar no ar foi a rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

As entrevistadas desta edição são a jornalista Rosemeire Talamone, da Rádio USP no campus de Ribeirão Preto, e a editora-chefe do jornalismo da Rádio Unesp FM, Liene Castro. As jornalistas contam a trajetória das rádios, comentam a programação e compartilham estratégias para cumprir o desafio de informar a sociedade sobre as pesquisas e descobertas científicas feitas nas universidades.

A Rádio USP foi fundada em 11 de outubro de 1977, durante a ditadura militar. Para Rosemeire, o momento de surgimento da rádio coincide com o contexto de luta pela liberdade no país. A programação oferece aos ouvintes: jornalismo, divulgação científica, músicas de vários ritmos e de todas as regiões do Brasil e também poesia.

Rádio Unesp FM estreou em 13 de maio de 1991. Desde a fundação, a rádio coloca no ar conteúdo sobre educação, ciência, cultura, MPB, música erudita, jornalismo e divulgação científica.

As entrevistadas contam também sobre o início de uma parceria de troca de reportagens entre as rádios universitárias paulistas USP, Unesp FM, UFSCar e Unicamp. A aliança das emissoras permite aumentar o alcance das informações sobre ciência produzidas pelas universidades públicas. É mais uma forma de contribuir para que a sociedade também possa aprender com o conhecimento produzido por pesquisadores brasileiros. Para Liene, “é importante que a sociedade saiba o que a universidade faz”.

A parceria não se espelha no modelo de rede de emissoras comerciais de rádio. As universitárias seguem com a própria programação e todas mantêm total autonomia.

O programa sobre as rádios universitárias está dividido em duas edições. No próximo programa, vamos entrevistar a coordenadora da Rádio Unicamp, Patricia Lauretti, e o diretor artístico da Rádio UFSCar, Diego Doimo.

Sugestão de leitura complementar sobre o tema:

Rádios universitárias no Brasil e na Espanha: uma abordagem comparativa“, de Izani Mustafá (UFMA), Daniel Martin-Pena (UEx-Espanha) e Marcelo Kischinhevsky (UFRJ). Trabalho apresentado no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação  da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), 2020. Disponível gratuitamente para leitura.

“Rádios Universitárias: experiências e perspectivas”, de Eliana Albuquerque, Norma Meireles (org.). Editora CCTA/UFPB, 2019. Disponível gratuitamente para leitura.

Rádios universitárias e o necessário enfrentamento ao negacionismo“, de Marcelo Kischinhevsky, Debora Cristina Lopez, Lena Benzecry. Radiofonias: Revista De Estudos Em Mídia Sonora, 2021. Disponível gratuitamente para leitura.

“Rádios Universitárias Públicas: compromisso com a sociedade e com a informação”, de Sandra de Deus. Revista em Questão, 2006. Disponível gratuitamente para leitura.

Por Jornal da USP