USP leva palestras sobre astronomia para escolas do ensino fundamental e médio

Inscrições para agendamentos são gratuitas, começam dia 19 de julho e abordam temas como “O céu em movimento”, “O lugar da Terra no Universo” e “Como observar o céu”

Palestras oferecidas abordam o sistema solar – Foto: 123RF

Escolas que buscam promover a divulgação científica da Astronomia para estudantes do ensino fundamental e do ensino médio podem contar com o programa de Atendimento Astronômico Virtual do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. As inscrições para agendamentos são gratuitas e começam nesta quarta-feira, dia 19 de julho. O professor ou coordenador escolar deve preencher o formulário on-line neste link.

Os atendimentos têm início no dia 8 de agosto e incluem uma palestra em vídeo sobre temas relacionados à Astronomia, seguida de uma sessão de perguntas ao vivo com participação de monitores, alunos de graduação e pós-graduação da USP, sob a coordenação do professor Reinaldo Santos de Lima, do IAG. O agendamento será realizado de acordo com a disponibilidade de datas: o calendário de visitas está disponível clicando aqui.

O professor ou coordenador deve indicar o tema da palestra de acordo com os anos escolares atendidos. Para o ensino fundamental I (4º e 5º anos) estão disponíveis as palestras: Observando o céu, Terra-Lua-Sol, O céu em movimento e O lugar da Terra no Universo. Para o ensino fundamental II e ensino médio: Como observar o céu, O Sistema Solar, Via Láctea e outras galáxias e A origem do Universo.

As escolas têm duas opções para participar do atendimento: na própria instituição, desde que possuam os recursos necessários para que os alunos possam acompanhar e interagir na atividade, ou em casa, utilizando os dispositivos pessoais dos alunos e professores. Em ambos os casos, é necessário ter acesso à internet. Os dados do Atendimento Astronômico Virtual, incluindo a data e o link de acesso, serão enviados ao professor ou coordenador responsável, que será responsável por transmitir as informações aos estudantes.

Os atendimentos ocorrem às terças ou quintas-feiras, às 14h30, através do canal do YouTube, e têm duração de até duas horas. Durante a transmissão, os alunos podem enviar suas perguntas através do chat da plataforma.

Cada turma participante pode ter de 20 a 50 estudantes, com estudantes do Ensino Fundamental I (4º e 5º anos), Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. É possível agendar no máximo duas turmas por escola no semestre. Ao final do atendimento, será fornecido um certificado de participação aos professores e estudantes que preencherem o formulário de avaliação.

É recomendado que o professor trabalhe previamente alguns dos conceitos básicos referentes aos temas, para que os alunos possam levantar questões e estabelecer um diálogo com os monitores.

Informações e inscrições neste link.

Por Jornal da USP