Urbanicidades | documentário: “Viver no Brasil falando Hunsrückisch”

Nesta terça-feira, o Urbanicidades realiza sua quarta e última sessão do ciclo “Fronteira(s) Sul do Brasil”

Dia 9/11, às 18 horas, será exibido o documentário Viver no Brasil falando Hunsrückisch, que retrata a identidade, a cultura e as dificuldades encontradas pelos falantes desse dialeto alemão na região sul do país. Após quase dois séculos da imigração alemã no Brasil, o Hunsrückisch ainda hoje é falado por mais de 1 milhão de brasileiros. Separados às vezes por milhares de quilômetros, as experiências dos falantes os unem.

O evento conta com a presença de Cléo Vilson Altenhofen, coordenador do documentário e também professor do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Ruy Sardinha, filósofo e professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAUUSP)

Esta será a nossa última exibição da série temática Cidades brasileiras: narrativas, imaginários e limiaridades. A proposta da série foi apresentar curtas, filmes e documentários que abordaram culturas urbanas regionais brasileiras a partir de seus próprios registros cinematográficos.

Todo o evento será transmitido no YouTube pelo canal do IAU USP. Serão oferecidos certificados de participação àqueles presentes em ao menos duas das três sessões do ciclo.

Por IAU