USP é a universidade com os melhores cientistas da América Latina

USP, Unesp e Unicamp são as universidades com mais cientistas na lista dos 10 mil melhores da região

A USP é a melhor universidade da América Latina, de acordo com o AD Scientific Index 2021, um ranking que classifica as universidades de acordo com o desempenho científico individual dos pesquisadores da instituição, a partir da análise de indicadores como o índice h (h-index), o índice i10 e citações no Google Scholar.

Nesta edição, o ranking avaliou, aproximadamente, 700 mil pesquisadores, de 13 mil instituições de 200 países. O Brasil é o 17º país com mais pesquisadores avaliados, 31.317 ao todo, de 439 universidades brasileiras.

Além da classificação individual dos cientistas, também foram divulgados rankings das universidades com o maior número de cientistas produtivos e influentes.

Para essa classificação, foram seguidos critérios de avaliação combinando resultados da lista geral dos 10 mil melhores cientistas, das listas dos 100.000 e dos 200.000 melhores cientistas, e do número total de cientistas da instituição classificados no AD Scientific Index 2021.

Na região da América Latina, a USP ficou na liderança, seguida da Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foram avaliados 53.392 cientistas da região, oriundos de 1.336 universidades de 33 países.

Já no ranking geral das universidades, a USP figura na 100ª posição entre as instituições com mais cientistas produtivos e influentes do mundo. Considerando apenas os países que compõem o Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, a USP ficou na segunda posição, atrás apenas da Universidade Tsinghua.

AD SCIENTIFIC INDEX 2021 – LATIN AMERICA PAÍS
1 Universidade de São Paulo (USP) Brasil
2 Universidad Nacional de La Plata Argentina
3 Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
4 Universidad Nacional Autónoma de México México
5 Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN México
6 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) Brasil
7 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil
8 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil
9 Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Brasil
10 Universidad Antonio Nariño Colômbia

Latin America Top 10.000

O AD Scientific Index também divulgou listas com os 10 mil cientistas mais produtivos e influentes de diferentes regiões.

No Latin America Top 10.000 Scientists, as três universidades paulistas são as que possuem mais pesquisadores classificados. A USP em primeiro lugar, com 2.134 pesquisadores; a Unesp em segundo, com 572; e a Unicamp em terceiro, com 556.

“Esse é um novo ranking que valoriza aspectos diferentes dos rankings tradicionais. A verificação individual é delicada, pois envolve muitas áreas distintas. O aspecto mais relevante aqui é o macroscópico, em que o realce é nítido. Dentre os 10 mil pesquisadores mais bem classificados da América Latina, 78,6% são brasileiros. E entre esses, 27,2% são da USP. É marcante que as três universidades que mais pontuam são as três do Cruesp e o Brasil tem quatro entre as cinco melhores”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

Alper-Döğer Scientific Index

O AD Scientific Index é um ranking que avalia o desempenho individual de pesquisadores do mundo todo a partir da análise de indicadores como o índice h (h-index), o índice i10 e citações no Google Scholar. A classificação combina a produtividade dos cientistas e o impacto de seus estudos nos respectivos campos de pesquisa, e as informações são compiladas para refletir tanto a performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira do pesquisador.

Elaborado por uma organização independente, o ranking foi desenvolvido pelos pesquisadores Murat Alper e Cihan Döğer, que utilizaram nove parâmetros e consideraram 12 grandes áreas do conhecimento: Agricultura e Silvicultura; Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia e Teologia; Direito; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais; e Outros.

Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP