Na última sexta-feira, 5 de outubro, o Instituto de Química de São Carlos recebeu a visita do professor de Química Claudio Adrião Goyano e de 24 de seus alunos do segundo e terceiro anos da Escola Estadual Conde do Pinhal, de São Carlos – SP, em mais uma edição do projeto Cientista por 1 Dia.
Alunos da E. E. Conde do Pinhal – “Cientistas por um Dia”
Os alunos foram recebidos pela presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC e idealizadora do projeto, professora doutora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, e pelo Vice-Diretor da Unidade, professor doutor Hamilton Varela.
O professor Hamilton saudou os alunos e agradeceu a iniciativa do professor Claudio, em trazer os alunos para participarem do projeto. Falou do papel da universidade e enfatizou o compromisso social da mesma em retribuir o investimento feito pela sociedade. A professora Maria Olímpia agradeceu a visita e lembrou que o professor Claudio foi seu aluno e afirmou “fico feliz em saber que ele faz o que gosta e que está contribuindo para que os jovens escolham a carreira de forma consciente” e acrescentou “é importante que acordem na segunda-feira com vontade de ir para o local de trabalho, porque estão fazendo o que gostam”.
O Vice-Diretor, professor Hamilton Varela, recebeu os jovens e destacou o papel da universidade
A Presidente da Comissão de Graduação, professora doutora Eny Maria Vieira, falou brevemente sobre o curso de Bacharelado em Química do IQSC e as várias possibilidades de carreira. Também enfatizou a importância de persistir quando se sabe o que quer e de ser feliz na profissão.
A seguir, com todas as luzes apagadas, “Marie Curie” (Tauane Ybarra) abriu o Show da Química: “Quero luz!”
ACS USP Student Chapter: alunos do Bacharelado em Química com a professora Eny Vieira
Após o show, os integrantes do Grupo ACS USP Student Chapter revelaram a química por traz das “mágicas” realizadas, discutindo as reações químicas envolvidas. Também conversaram sobre: as possibilidades oferecidas pela USP em apoio à permanência estudantil e também na formação do aluno, dificuldades enfrentadas durante o curso, vida universitária, apoio docente entre outros temas que surgiram através de perguntas.
Na sequência, os alunos ganharam uma caneca para utilizarem durante o almoço no restaurante universitário.
Thais Rapeli do terceiro ano, disse estar gostando do projeto e que já participou de atividades desse tipo: “é bem interessante, porque se aprende bastante”.
Seguindo, conheceram a biblioteca da Instituição, sendo guiados pela Chefe do Serviço de Biblioteca e Informação da Unidade, Sra. Solange Puccinelli onde, além da possibilidade de acesso aos variados títulos que são referência na área de Química, é possível encontrar espaços para estudo, conversa, descontração e interação.
Conhecendo a Biblioteca do IQSC
À tarde, antes de iniciarem as experiências no Laboratório de Ensino, os alunos receberam orientações sobre as normas de segurança dentro do laboratório e vestiram avental e óculos de proteção. As atividades foram realizadas com orientação dos alunos do Grupo PET – Programa de Educação Tutorial do IQSC e constante supervisão da professora Maria Olímpia e apoio dos técnicos do laboratório.
Celulares registraram as experiências
Finalizando a tarde, conheceram a Central de Análises Químicas Instrumentais (CAQI) do IQSC, ouviram as explicações do doutor em Química, Paulo Jorge Cordeiro, sobre os equipamentos de análise à disposição dos profissionais e das empresas. “É possível fazer inúmeras análises, desde testes de doping até a determinação de contaminantes de águas dos rios e alimentos”, afirmou. “Nossos alunos têm contato e operam estes equipamentos desde a graduação”, complementou e surpreendeu os alunos, ao afirmar que “nos próximos dias vamos receber um equipamento que é o segundo no mundo todo”. A afirmação refere-se ao novo espectrômetro de massas que está sendo instalado no IQSC nesta segunda-feira, 8 de outubro, e é capaz de, entre outras análises, fazer a elucidação de moléculas de maneira mais precisa do que os equipamentos atuais.
Na Central de Análises Químicas Instrumentais (CAQI)
Letícia Budeu (que nas fotos está de cabelo colorido) está no terceiro ano e pretende cursar Direito, mas disse que “valeu a pena ter vindo participar do projeto porque foi uma ótima experiência e me fez ver o dia-a-dia dos alunos”.
Professores Eny Vieira, Claudio Goyano, Maria Olímpia e Hamilton Varela
O professor Claudio parabenizou a instituição e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária, através da professora Maria Olímpia, pela oportunidade oferecida. “Acredito que a partir da experiência vivenciada na universidade, o conhecimento de seus espaços e das possibilidades que a universidade oferece, o jovem reconhece a função da Instituição e vê que é possível fazer parte desse meio. Com vivências desse tipo, mostramos que o ensino superior é acessível”.
Escolas interessadas em participar do projeto devem enviar e-mail para ccex@iqsc.usp.br tendo como título “Cientista por um dia”, contendo informações sobre a escola solicitante e a lista de alunos que participarão do evento. Informações adicionais podem ser obtidas na página da CCEx – clicando aqui
Texto e fotos: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)