Os projetos deverão ser executados até 15 de dezembro de 2021 e as alterações curriculares serão implementadas já em 2022

Ensino a distância – Foto: Governo de São Paulo
A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) selecionou 32 projetos para integrarem o Programa Novos Currículos para um Novo Tempo, que incentiva a modernização e a reformulação curricular dos cursos de graduação da USP.
Ao todo, a Pró-Reitoria de Graduação investirá R$ 1,7 milhão em recursos que deverão ser utilizados para a aquisição de materiais de consumo e equipamentos, cursos de capacitação, diárias e hospedagem e bolsas para estudantes de graduação e de pós-graduação.
“Nesse primeiro edital do programa, tivemos 55 projetos submetidos, envolvendo a maior parte das unidades da USP. Isso mostra o empenho da Universidade em aproveitar os conhecimentos adquiridos durante a pandemia, incorporando-os nos cursos de graduação, nas diferentes áreas do saber. Infelizmente em virtude da alta demanda de projetos, todos de boa qualidade científica, a PRG não pode aceitar parte das propostas”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.
Os projetos incentivam a análise crítica da estrutura curricular atual, a incorporação de novas metodologias de ensino, o compartilhamento de estratégias bem-sucedidas e a redução do conteúdo expositivo e aumento do uso de estratégias ativas, que possibilitem aprendizagem significativa pelos estudantes.
Dos 32 projetos aprovados, 11 são da categoria Reformulações Curriculares Completas, com reformas amplas abrangendo não só os métodos, mas também os conteúdos e possibilidades; e 21 são da categoria Readequações Curriculares, com propostas para readequações de disciplinas e modificações que sirvam como estratégias-piloto.
Os projetos deverão ser executados até 15 de dezembro de 2021 e as alterações curriculares serão implementadas já em 2022.
Novos tempos
Uma das propostas aprovadas pelo edital é o de reformulação do curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA). A proposta foi contemplada na categoria Reformulações Curriculares Completas do programa e receberá R$ 75 mil para despesas com bolsas de estudo e equipamentos.
Para a professora Clarissa Gagliardi, coordenadora do curso, a discussão da reformulação do currículo acontece em um momento em que o próprio setor de turismo está sendo colocado à prova: “Sua lógica tradicional está sendo altamente questionada em função da pandemia; muitos especialistas acham que o mercado de turismo nunca mais será o mesmo após a covid-19”.
Para o desenvolvimento da proposta, o grupo prepara fóruns de discussão on-line com a participação de docentes do CRP, egressos do curso e discentes; representantes do mercado de trabalho; docentes, discentes e pesquisadores convidados; representantes da PRG; além de profissionais ligados às áreas de educação e novas tecnologias. “Teremos condições de discutir com diversos especialistas as tendências de transformação nessa área de atuação. Isso nos permitirá modernizar o curso em todos os sentidos, nos métodos, nos conteúdos e nas habilidades e competências para um novo perfil profissional”, explica Clarissa.
Um dos projetos selecionados na categoria Readequações Curriculares é a inclusão da disciplina Cuidado Integral ao Longo do Ciclo da Vida à Luz das Práticas Integrativas, que será oferecida aos alunos como disciplina optativa vinculada à Pró-Reitoria de Graduação.
A proposta foi construída por docentes dos cursos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), da Escola de Enfermagem (EE) e da Faculdade de Medicina (FM), e tem o objetivo de construir uma formação mais moderna, híbrida, interinstitucional e que atenda às demandas da sociedade contemporânea nas diferentes áreas de conhecimento, sempre tendo como foco a integralidade do cuidado e a promoção do bem-estar para todas as idades.
“Frente a essa nova visão da atuação no cuidado e a importância de outras abordagens, além do modelo biomédico consagrado nos cursos de saúde ensinados e incorporados pelas universidades brasileiras, é necessária a implementação teórica e prática de Práticas Integrativas Complementares como Acupuntura, Reiki, Reflexoterapia, Aromaterapia, Fitoterapia, entre outras, contemplando um modelo de ensino híbrido à luz das melhores evidências científicas”, explica a professora do curso de Obstetrícia da EACH, Rosemeire Sartori de Albuquerque, coordenadora do projeto.
A disciplina optativa deverá estar disponível já a partir do segundo semestre deste ano. Também serão oferecidas três bolsas, duas de graduação e uma de pós-graduação.
Por Erika Yamamoto da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP