De 19 a 23 de maio, acontece a 3ª Semana de Saúde Mental da USP, promovida com apoio da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).
A semana possui relação com o dia 18 de maio em que é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, este dia marca a defesa dos princípios da política de saúde mental brasileira e o cuidado em liberdade.
Na USP de São Carlos, uma agenda de atividades foi construída para integrar a 3ª Semana de Saúde Mental da USP, que se soma à Programação da Luta Antimanicomial da Prefeitura de São Carlos.
As atividades são abertas a toda comunidade USP e ao público externo e serão promovidas pelas equipes do Apoia USP/Gapsi e Programa Ecos, conforme segue:
19/05/2025 – 13h às 13h50 – Oficina Arte, expressão e liberdade – Sala 1º andar da Biblioteca PUSP-SC – Área 2 do Campus. Organização: Programa ECOS USP São Carlos/PRIP.
21/05/2025 – 17h30 às 19h30 – Roda de conversa sobre o cuidado em situações de crises psicóticas – na área de convivência em frente ao bloco E da Moradia Estudantil – Área 1. Organização Apoia USP/ GAPSi
22/05/2025 – 12h às 14h – Sessão de Cinema Nise: o coração da loucura – Sala 1º andar da Biblioteca PUSP-SC – Área 2 do Campus. Organização: Programa ECOS USP São Carlos/PRIP.
Além destas atividades, ao longo da semana, o Mural de Saúde Mental da USP (localizado na Biblioteca PUSP-SC – Campus Área 2) trará como tema O cuidado em liberdade. E pelos Espaços de convivência da Área 1 do Campus será realizada uma ação contínua itinerante Poesia Penetra, com objetivo de, através de poesias, sensibilizar a comunidade a respeito da garantia do direito à saúde, à liberdade, à autonomia e à dignidade das pessoas com sofrimento mental.
Toda a programação é gratuita e não há necessidade de inscrições prévias. Participe!
Para informações sobre a 3ª Semana de Saúde Mental nos outros campi da USP, clique aqui.