3º Ciclo de Cinema e Debate | Urbanicidades 2018

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Novamente com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão do IAU-USP, o LEAUC (Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo), realizará o 3º Ciclo de Cinema e Debate | Urbanicidades 2018. Convidamos você e demais interessados em participar desse evento, cuja programação detalhada, com títulos escolhidos, horário e local segue nos link:

https://www.facebook.com/Urbanicidades-832323236956112/

Em 2018, a mostra exibirá filmes que abordam a temática da Arquitetura e do Espaço Público como Fortalezas de Controle à Pobreza e da Produção da Cidade.

Mantendo a dinâmica de ciclos anteriores, após a exibição de cada filme, realizaremos um debate com professores e pesquisadores convidados, como um modo de ampliar a reflexão sobre as temáticas trabalhadas, inerentes ao ambiente acadêmico do IAU USP.

O primeiro encontro ocorrerá já no próximo dia 18 de abril, às 18:30hs, no Auditório Paulo de Camargo, no IAU-USP, com a exibição de ‘Ficción Imobiliária 1-3’. Os debatedores serão os pesquisadores Eduardo Costa (IFHC-Unicamp) e Tomás Moreira (IAU-USP).

A atividade é gratuita e contará com certificados de participação para aqueles que estiverem presentes em pelo menos dois dos três encontros previstos.

Para mais informações: leauc.iau@gmail.com

 

Sinopses dos Filmes

Ficción Inmobiliária 1 (Madrid, 2013; 21’);

Ficción Inmobiliária 2 (Madrid, 2015;26’);

Ficción Inmobiliária 3 (Madrid, 2016; 29’).

Produção: Coletivo Left Hand Rotation

Categoria: Ficção curta-metragem

“Ficción Inmobiliaria” é uma série de três curta-metragens, produzidos entre 2013 e 2015 pelo coletivo Left Hand Rotation (www.lefthandorotation.com/gentrification). Tratam-se três filmes produzidos a partir de recortes de outros, onde são expostos conflitos urbanos atuais, tendo as cidades e seus habitantes como protagonistas. Cada um destes foi organizado em capítulos que trazem alguns dos processos de produção urbana contemporâneas, criando-se assim uma nova ficção. Desta forma, o grupo sugere uma apreciação dos filmes de ficção por conta de suas revelações documentárias, concedendo assim novas ressonâncias e significados a essa sugestiva ordem narrativa. O coletivo tem como objetivo a produção de um material audiovisual que suscite a produção artística, crítica e o debate.

 Debatedores:

  • Eduardo Costa: Pós-Doutor em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (2018) onde também defendeu seu Mestrado (2009) e Doutorado (2015). É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Unicamp (2004). Realizou doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra (2011-2012 – Portugal). Foi vencedor do XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2010, e do ProAC/14 – 2009, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo. Tem experiência em História da Arquitetura, com ênfase em Cultura Visual, História Intelectual e Patrimônios. Atualmente, é Pesquisador Colaborador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (início em 2018), onde desenvolve pesquisa vinculada ao Programa Jovem Pesquisador da FAPESP.
  • Tomas_Moreira: Professor Doutor no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU-USP, São Carlos – Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq – YBY – Grupo de Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Editor da Revista RISCO, vinculada ao IAU-USP. Formação: PhD. em Estudos Urbanos, pela Université du Québec à Montréal, Montréal – Canadá. Mestre em Ciências Aplicadas – orientação Habitat & Desenvolvimento, pela Université Catholique de Louvain, Louvain-la-Neuve – Bélgica. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas – Brasil. Experiência acadêmica e profissional: área de Arquitetura e Urbanismo e Planejamento Urbano e Regional, com ênfase na Produção do Espaço Urbano e Urbanização no Brasil e na América Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas habitacionais e fundiárias, planos territoriais e instrumentos urbanísticos, política de mobilidade urbana, governança urbana e participação social, assim como teoria e prática do urbanismo.

Espacio Modular  (Chile, 2013. 29’)

Produção: Bautista Cofré Yáñez, Nicole Ampuero Rodríguez

Categoria: Documentário Curta-metragem

 A cidade de Valparaíso, nomeada patrimônio da humanidade da Unesco em 2003, é o mais importante centro urbano turístico do Chile. Seu atrativo e interesse comerciais se deram devido à sua arquitetura e identidade portenhas, que eram expressas entre colinas com uma privilegiada vista ao mar desde qualquer ponto da cidade. Recentemente, entretanto, a cidade vêm apresentando transformações que deixam evidentes sinais da deterioração de seus espaços, marcados por uma imposta lógica habitacional moderna e de mínima regulamentação. O documentário Espacio Modular, realizado em 2013 por Bautista Cofré Yáñez e Nicole Ampuero Rodríguez, aborda a chegada e consolidação do negócio imobiliário à cidade de Valparaíso e a consequente perda da coerência histórica do porto. Através de relatos de seus habitantes se pode constatar as alterações em suas instâncias arquitetônicas e identitárias, nas quais se restringe o livre acesso ao sol, ar fresco e vista para o mar em prol de um processo de verticalização e privatização do patrimônio, vendidos aos portenhos e turistas estrangeiros por um elevado custo.

 Hiato (Brasil, 2008. 20′)
Produção: Vladimir Seixas
Categoria: Documentário Curta-metragem

Neste documentário de Vladimir Seixas, o espectador toma conhecimento dos eventos ocorridos em agosto de 2000, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, quando um grupo de manifestantes ocupa um grande shopping carioca. Este choque entre classes socioeconômicas tão distintas gera as mais variadas reações dos envolvidos. O filme recupera imagens feitas por jornalistas que cobriram o evento e traz entrevistas de alguns manifestantes sete anos após essa inusitada ocupação. Por trás dos fatos, o documentário mostra um mundo de preconceitos, onde os pobres, ao visitarem um shopping center, são vistos como invasores.

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