Estudantes, professores e funcionários têm acesso a recursos extras do Notion, ambiente personalizável com interface disponível em inglês
Quem costuma se enrolar com as várias agendas, planners, bullet journals ou mesmo serviços on-line pouco customizáveis e não integrados entre si, pode gostar bastante do Notion. Com essa ferramenta é possível visualizar de uma só vez toda a rotina e tarefas a fazer, guardar informações, anotações e outros arquivos. A maior vantagem é que o aplicativo faz organização pessoal, profissional e de estudos em um só espaço, se adequando às necessidades do usuário com áreas integradas a partir de templates, ou modelos, personalizáveis.
Beatriz Sardinha, 21 anos, faz parte da direção da empresa júnior de jornalismo dos alunos da Escola de Comunicação e Artes (ECA), a Jornalismo Júnior. Ela diz que o Notion é uma das ferramentas que usa para organizar as atividades e produções da empresa. “Eu e o meu co-diretor temos um espaço compartilhado no Notion com essa versão Pro, e para nós vale a pena montar várias pastas e organizar planilhas e coisas vitais por lá, porque não demora tanto quanto o Google Drive para acessar. É muito útil para lidar com esses arquivos pesados e para visualizar várias coisas de uma vez, porque você pode embedar atalhos em uma página principal.” O Notion tem integração com uma série de aplicativos do Google, Twitter, Slack, GitHub, Trello, Evernote, entre outros.
Ela também utiliza a ferramenta em sua vida pessoal, com um banco de dados que criou para sistematizar seus trabalhos. “Eu catalogo todas as produções que faço no estágio, na graduação e na empresa júnior em uma tabela, com várias páginas encadeadas. Consigo armazenar transcrições de entrevistas, dados que busquei, todas as informações que podem me ajudar no futuro. E isso fica organizado por tags, categorias e filtros. Dá para visualizar aquela tabela gigante de várias formas, filtrando pelo que você quer ver.”