Química às 16h: Materiais avançados a partir de fontes residuais

Pesquisador abordará tecnologias adotadas na transformação de resíduos em materiais com potencial tecnológico

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe no dia 10 de julho, o professor Francisco Xavier Nobre, para proferir seminário sobre a obtenção de materiais avançados a partir de resíduos oriundos de diversos setores.

Segundo o pesquisador, o crescimento populacional vivenciado nas últimas décadas, tem ocasionado o aumento expressivo na demanda por insumos diversos para a manutenção do atual padrão de consumismo humano. Consequentemente, o volume de resíduos gerados, tornou-se palco de inúmeras discussões em todo o mundo, em virtude dos impactos ecológicos causados pelo descarte incorreto destes, em ambiente urbano e/ou rural. Além disso, esses impactos são multiplicados quando somado as perdas econômicas, sociais e de saúde pública.

Tendo em vista a rica composição química dos resíduos, principalmente os provenientes da agroindústria, construção civil, galvanoplastia e siderúrgicas, polo cerâmico, dentre outros, a obtenção de insumos diversos e/ou materiais a partir destes, tem sido objeto de estudos recentes em todo o mundo.

Na apresentação, o pesquisador fará uma breve discussão sobre o que tem sido reportado na literatura, bem como as tecnologias adotadas na transformação de resíduos em materiais com potencial tecnológico.

Francisco Xavier Nobre é docente do Departamento de Química, Meio Ambiente e Alimentos e membro do Polo de Inovação, ambos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), onde coordena o Laboratório de Ensaios Mecânicos, Automação e Simulação (LEMAS). Nos últimos anos tem investigado as propriedades morfológicas, estruturais e ópticas de materiais obtidos pelos métodos Sonoquímica (SQ), hidrotermal convencional (HC), moagem de alta energia, micro-ondas hidrotermal (MH), precipitação química (PQ), sol-gel e moagem de alta energia. Neste caso, investigando propriedades de interesse em aplicações no campo de fotocatálise, obtenção de biocombustíveis: armazenamento de energia (baterias de estado sólido), semicondutores, sensores, anticorrosivos, antimicrobianos e biomateriais.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Inscrições: no site do IQSC .

Notícia cadastrada por Sandra Zambon

VEJA TAMBÉM ...