8º Via Viva: prazo de submissão de artigos para compor livro de 2024 termina na próxima segunda-feira (17)

Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) foi convidado pelo Ministério dos Transportes como instituição parceira do evento em abril. Trabalhos submetidos devem estar relacionados ao tema desta edição.

O prazo para a submissão de artigos para o Livro Via Viva 2024 termina na próxima segunda-feira, dia 17 de junho. Com o tema “Licenciamento Ambiental: retomando diálogos”, o Via Viva chega a sua 8ª edição em 2024 e, assim como em anos anteriores, haverá a publicação de um volume com as principais ideias relacionadas ao tema do evento.

Somente serão aceitos trabalhos que sejam relacionados ou contribuam com os temas de sustentabilidade e/ou mudança do clima na Infraestrutura de Transportes Terrestres, preferencialmente alinhados com o tema geral do Via Viva 2024. Para enviar algum trabalho, é preciso seguir as diretrizes de submissão disponíveis no site do evento.

O que é o Livro Via Viva?

A produção técnica do Livro Via Viva é uma publicação anual de trabalhos originais, relacionados à gestão socioambiental de infraestrutura de transportes ou que apresentem resultados de estudos ou experiências profissionais sobre o setor de transportes, em especial, em relação a políticas, planos, programas e projetos setoriais.

Os temas socioambientais sobre a infraestrutura de transportes discutidos nesta publicação abrangem e relacionam os modos de transportes rodoviário e ferroviário, e, muitas vezes, relacionam componentes ou experiências de outros setores de infraestrutura. O acesso ao conteúdo é gratuito.

Parceria com o IAU

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, aceitou, em abril, o convite de parceria com o Ministério dos Transportes para o Via Viva 2024.

O Via Viva, que ocorre nos dias 17 e 18 de setembro, é um fórum de discussão de temas socioambientais que permeiam a infraestrutura de transportes. Além disso, representa e consolida o compromisso com a sustentabilidade na tomada de decisões e políticas do Ministério dos Transportes, fortalecendo seu papel de articulador entre sociedade, investidores e governo.

Como instituição parceira, o IAU apoia a divulgação do evento aos interessados e indica palestrantes para o evento, quando solicitado.

O evento será realizado no Auditório do Ministério dos Transportes e transmitido ao vivo pelo YouTube.

Contribuições para o IAU

Além da parceria, o IAU e o Ministério dos Transportes já têm um convênio estabelecido para discussão em âmbito nacional do impacto das mudanças climáticas nas infraestruturas e das interferências entre infraestrutura e cidades.

Para a área de Urbanismo, esses resultados são de grande importância pois, cada vez mais, as cidades se aproximam de infraestruturas e vice-versa, com conflitos territoriais fundiários, ambientais e sociais.

De acordo com o docente Jeferson Tavares, a cooperação resultou em um livro, disciplinas de pós-graduação e pesquisas de campo, sendo um meio de articulação entre a universidade e políticas públicas com permanente troca de conhecimento. Assim, o IAU cumpre sua função de ensino, pesquisa e extensão com êxito.

Mais informações sobre o Via Viva 2024, basta acessar o site oficial do evento.