Evento no dia 25 de setembro convida o público a celebrar o florescer de ideias no jardim secreto do ICMC, com plantio de árvores, apresentação do coral e oficina de Ikebana
Entre araucárias, paus-brasil e eucaliptos que guardam histórias nos jardins do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a primavera chega anunciando novas flores e novos começos. Para celebrar esse renascer, a 9ª edição do evento Vem Chegando a Primavera convida a comunidade a um encontro com a natureza, com uma programação diversa, que inclui o lançamento da nova versão do portal do Museu da Fauna e da Flora. No dia 25 de setembro, a programação começa às 9 horas, no Hiperespaço, com a apresentação do Programa de Gestão Socioambiental do ICMC, a história do Museu e a exibição de um vídeo sobre o acervo. Em seguida, será apresentado novas funcionalidades do sistema administrativo do museu e lançado o site público do Museu, agora mais moderno, interativo e conectado à comunidade.
Às 10 horas, a bióloga Mayla Valenti, da Fubá Educação Ambiental, conduz a palestra Quando a cidade floresce: educação ambiental, tecnologia e a valorização dos espaços verdes, abordando como ciência e tecnologia podem aproximar sociedade e natureza.
A manhã termina com o plantio de três árvores e mudas da horta. À tarde, a programação segue com a apresentação do Coral do ICMC às 14 horas, oficina de Ikebana às 14h30 e coffee às 15 horas. A participação é gratuita.

A expectativa é que o portal funcione como um hub de conhecimento e interatividade, incentivando projetos de sustentabilidade, parcerias com empresas e atividades educativas que fortaleçam a preservação da fauna e da flora do campus”, afirma o professor Júlio Estrella | (Crédito da imagem: Reprodução site museu)
Novo site – O Museu da Fauna e Flora faz parte de diversas ações de extensão promovidas pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEX-ICMC), tendo suas atividades subordinadas e supervisionadas por esta. O objetivo é promover a ação e difusão da fauna e flora do instituto apoiando, por exemplo, iniciativas e contribuições para os aspectos relacionados à extensão e à gestão ambiental da USP.
Dessa forma, o novo portal do Museu da Fauna e da Flora resulta de uma história que começou com o projeto Memória Virtual, criado para registrar e arquivar acervos históricos e que depois foi utilizado para catalogar as espécies existentes no instituto. Desde 2013, o Programa de Gestão Socioambiental, apoiado pela Diretoria do ICMC, vem estruturando e ampliando esse acervo, em parceria com a Divisão de Tecnologia da Informação (DTI).
O projeto ganhou força ao longo dos anos e evoluiu para um sistema robusto de catalogação do acervo arbóreo e da fauna, reunindo informações detalhadas sobre cada espécie. A versão que será lançada no evento entrega ao público um portal moderno, responsivo e interativo, com funcionalidades como catalogação georreferenciada, integração com os QRCodes já instalados em diversas espécies da flora do ICMC, o projeto Vozes da Natureza, que disponibiliza áudios e histórias gravadas pela locutora Claudia Liere. O novo portal também já está preparado para integrar registros em tempo real da fauna do Jardim Secreto, por meio do Projeto Click, que usa sensores e câmeras inteligentes.
A transformação do sistema em um portal aberto e acessível só foi possível graças ao trabalho de bolsistas de extensão apoiados pela CCEX do ICMC e também da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU). O atual bolsista, Gabriel Henrique dos Santos, aluno de Sistemas de Informação do ICMC, deu continuidade ao trabalho iniciado por seu antecessor, Gustavo de Oliveira Martins, e foi responsável por modernizar a interface, implementar recursos de interação com a comunidade e aprimorar a experiência do usuário.
Para o professor Júlio Cezar Estrella, coordenador da iniciativa, o trabalho de Gabriel simboliza o espírito da extensão universitária. “Ao aplicar seus conhecimentos de computação em um projeto de grande relevância, ele não apenas deu visibilidade ao patrimônio natural presente nas áreas do ICMC, mas também aproxima o instituto da sociedade. Esse tipo de engajamento fortalece a relação da universidade com a comunidade e abre caminho para parcerias estratégicas que podem apoiar bolsas e ações ambientais”, afirma.
O novo portal também foi concebido como uma plataforma de educação ambiental. Além de disponibilizar gratuitamente o acervo catalogado e georreferenciado, o portal apresenta um calendário interativo de futuras ações de extensão e um espaço para feedback e contato direto, estimulando o diálogo entre universidade e público externo.

O evento convida o público a conhecer o acervo do Museu, visitar o Instituto e se engajar na preservação da fauna e da flora do campus | (Crédito da imagem: Reprodução site museu)
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica
Mais informações
9ª edição do Vem Chegando a Primavera
25 de setembro, a partir das 9h, no hiperespaço e jardim secreto do ICMC