Alfabetização Científica (AC) é uma das áreas do campo conhecido como a Didática das Ciências. Esta é definida por muitos professores e pesquisadores do Ensino de Ciências em diversos países como um processo necessário na formação dos cidadãos. Para isso é essencial a apropriação de um mínimo de conhecimentos.
A literatura nos mostra, que é crescente as pesquisas nessa área, e que geralmente grande parte apresenta discussões quanto aos objetivos e caminhos para a promoção da AC. Quanto ao nível e o foco de aplicação, os trabalhos de revisão mostram que mais de 60% das pesquisas dessa área são desenvolvidas na educação básica e são poucos os trabalhos que investigam as relações entre os conhecimentos científicos e os aspectos da vida de um cidadão.
Visto que há um reconhecimento sobre a importância da AC como contribuição a educação científica, as questões muito presentes nas revisões da literatura buscam compreender o que é AC e definir caminhos para planejamento, implementação e avaliação de propostas, sobretudo na educação básica.
As afirmações acima são de Angela Denardi, pós-doutoranda junto ao Instituto de Química de São Carlos e que nesta terça-feira, 3 de julho de 2018, às 14 horas, no anfiteatro B, apresentará seminário onde discutirá alguns estudos sobre alfabetização científica.
Angela desenvolve suas pesquisas sob orientação da professora doutora Eny Maria Vieira. Possui graduação em Licenciatura plena em Química e mestrado em Educação-Ensino de Ciências (Química). Atua como professora da área de Ensino, junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de Mato Grosso.
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