Participam pesquisadores dos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos e entre os assuntos abordados está a teranóstica, área que visa integrar diagnóstico e terapia num único sistema e permitir o acompanhamento da eficácia do tratamento em tempo real

Pesquisa com nanotecnologia – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Entre os dias 14 e 15 de setembro, Ribeirão Preto vai sediar o primeiro Workshop SisNano-USP: Nanotecnologia Aplicada à Saúde. O evento será no Anfiteatro das Exatas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e tem como objetivo reunir os principais pesquisadores em nanotecnologia da USP e promete ser uma plataforma excelente para compartilhamento de conhecimento e networking.
Entre os temas que serão abordados estão: Sistemas de entrega de medicamentos; Nanopartículas magnéticas; Biossensores para detecção de doenças; Terapia e diagnóstico de doenças (teranósticos). A teranóstica é uma área promissora que tem sido alvo de intensas pesquisas no campo da nanotecnologia, pois visa integrar diagnóstico e terapia em um único sistema, permitindo o monitoramento em tempo real da eficácia do tratamento e o ajuste da terapia.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 10 de setembro. Interessados em apresentar trabalhos de pesquisa na área têm até 20 de agosto para enviar o resumo.
O SisNano-USP é um dos laboratórios associados do Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologia (SisNano) direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação em nanociências e nanotecnologias. O SisNano-USP congrega laboratórios de três campi da Universidade (Butantã-SP, Ribeirão Preto e São Carlos), formando uma rede de laboratórios interligada para atender à comunidade externa e interna da USP no desenvolvimento de pesquisa e na prestação de serviços na área de nanotecnologia aplicada à saúde, meio ambiente e energia.
Mais informações neste link.
Por Jornal da USP