Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da USP pode ser acompanhada no Canal USP e no Canal da EESC no YouTube

Podcast fala sobre inovação e avanços da ciência – Foto: Divulgação/EESC
Dedicado a debates, a trocas de ideias e à transmissão de conhecimento sobre temas relevantes para o ambiente acadêmico, o poder público, o setor corporativo e também para a sociedade foi lançado o podcast Engenhando Talks Produzido pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, por meio do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), com apoio da área de Comunicação e Marketing e do Jornal da USP, os episódios ficarão disponíveis no Canal USP no YouTube e também no Canal da EESC.
O Engenhanto Talks terá episódios apresentados pelo professor Fernando Lavoie, atual diretor do Cetepe, diretamente da Arena TED EESC, um espaço novo no campus da USP em São Carlos que permite a presença de uma plateia ao vivo. “A USP contribui sobremaneira para o desenvolvimento do nosso país, e o Engenhando Talks vai ampliar a divulgação dessas ações de ensino, pesquisa, cultura e extensão, além de abordar assuntos que contribuam para a inovação, o progresso tecnológico, o avanço da educação e o desenvolvimento sustentável”, afirmou Lavoie.
Com o tema Metodologias Ativas de Aprendizado,o primeiro episódio do podcast foi ao ar na última sexta-feira, dia 12 de julho, tendo como convidado o professor Renato Vairo Belhot, docente aposentando da EESC e especialista em ensino-aprendizagem. Clique no player abaixo para conferir:
No episódio, o entrevistado fala como as metodologias tradicionais de ensino pecam pela falta de ação e protagonismo dos alunos, desestimulando-os nas aulas e prejudicando o aprendizado. Por outro lado, as metodologias ativas de aprendizado buscam trazer o aluno para o protagonismo nas aulas, fazendo com que o aluno possa aprender os conceitos e aplicações práticas a partir de modelos de ensino modernos com avaliação continuada.
Para acompanhar os episódios do Engenhando Talks siga o Canal USP no YouTube neste link e no Canal da EESC.
Texto adaptado da Assessoria de Imprensa da EESC
Por Jornal da USP