A 8ª edição 2024 da Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades (CUCO), do Programa Vem Saber, vinculado ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e criado para promover a transformação social por meio da educação, voltou a quebrar recorde de inscritos, com 174.076 estudantes. Isso representa um aumento de mais de 23%, superando a marca das 141 mil inscrições registradas no ano passado.
A competição oferece aos participantes – estudantes do ensino médio de escolas estaduais, ETECs (escolas técnicas), Institutos Federais e escolas municipais das diferentes modalidades: (EM) regular, EJA e CEEJA – a possibilidade de terem um primeiro contato com modelos de vestibulares, além de melhorarem o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo programático dos processos seletivos.
Desde 2017, quando foi criada a partir da aprovação das cotas para o ingresso nos cursos de graduação da USP e com a função de ser o elo de aproximação com o ensino superior público, a CUCO vem sendo cada vez mais incorporada no calendário de preparação dos alunos que desejam ingressar na universidade. “A CUCO é aguardada por todos. A cada edição anual, os gestores da educação estadual, os professores de todas as escolas e os próprios estudantes se apropriam da competição como uma ferramenta acadêmica e de informações de qualidade e segura. Por essa razão, o número de inscritos registra aumentos expressivos”, celebra Antonio Carlos Hernandes, coordenador geral do Programa Vem Saber e idealizador da CUCO.
A competição conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação, do Centro Paula Souza e das 91 Diretorias de Ensino do estado de São Paulo. Já a prova, realizada de forma on-line, é composta por questões de múltipla escolha, abrangendo conteúdo de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, de acordo com a série do ensino médio.
Iniciativa elogiada
Se do lado dos estudantes a competição entrou de vez no calendário e no processo de preparo para os vestibulares, do lado dos professores e outros profissionais da educação a CUCO também tem sido vista como uma excelente oportunidade de aquisição de conhecimento.
“Com a CUCO, vejo nos estudantes mais interesse em ingressar no Ensino Superior, eles se tornam mais confiantes e se aproximam de seus ideais”, destaca Patrícia Chade, Professora Especialista em Currículo (PEC) de Biologia e facilitadora da CUCO na Diretoria de Ensino de Araçatuba.
Para Denise Ferreira Barboza, Professora Especialista em Currículo – PREPARA SP e membro da Diretoria de Ensino – Região de Caieiras, “a competição não apenas propicia um teste e aprimoramento de conhecimentos e habilidades aos estudantes inscritos, como também promove a equidade ao proporcionar oportunidades de destaque para alunos que, muitas vezes, enfrentam barreiras no acesso a recursos e experiências educacionais enriquecedoras.”
A mesma visão é partilhada por Sonia M. Vanzella Castellar, professora titular da Faculdade de Educação da USP. “A CUCO é um projeto que contribui para a formação dos jovens e para a melhoria da escola pública, e toda a ação pedagógica que valoriza o conhecimento científico tem impactos positivos. Um ponto a se destacar é a valorização dos jovens do Ensino Médio, ampliando os horizontes profissionais.”
A expansão dos horizontes e a aquisição de conhecimentos disponibilizada pela competição são fatores exaltados por outros profissionais da educação. Para Roberto Serra Campos Júnior, coordenador de olimpíadas da Educação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), a competição da USP vem ao encontro do objetivo da pasta, que é fomentar este tipo de atividade. “Existem várias Olimpíadas, de diferentes temas, cada uma com seus objetivos pedagógicos e essa variedade é muito bem-vinda. O desenho da CUCO é ótimo, estamos juntos nessa busca da cultura de Olimpíadas e, ao mesmo tempo, na busca pelo conhecimento”.
Sueli Rodrigues dos Santos Rego, dirigente da Diretoria de Ensino – Região de Caieiras, faz coro. “Essa experiência oportuniza a esses estudantes buscarem trajetórias acadêmicas conscientes, efetivando e garantindo a igualdade e a equidade projetadas pela escola para o futuro”, afirma.
Com todo esse reconhecimento, Hernandes, criador da CUCO, não tem dúvidas de que a “iniciativa da universidade cumpre o seu papel fundamental de fomentar e promover a educação, contribuir para a formação dos jovens e valorizar a instituição ‘escola pública’ e a sua comunidade escolar.”
“Desse modo, a competição desempenha um papel importante em duas frentes: aos estudantes, por oferecer a oportunidade do autoconhecimento frente ao processo de acesso ao ensino superior, e aos professores e gestores da educação, por oferecer uma plataforma que auxilia no processo de gestão acadêmica, oferece informações consolidadas de todas as escolas de uma mesma Diretoria de Ensino, permitindo avaliar comparativamente o desempenho de cada escola”, ressalta Hernandes.
Premiações 2024
Além de viabilizar aos participantes um contato antecipado com o formato dos vestibulares, a CUCO também oferece prêmios para os estudantes inscritos e bolsas de pós-graduação para os professores que incentivam os alunos a participarem da competição.
Estudantes que concluírem todas as etapas da CUCO terão acesso a uma live exclusiva sobre orientação para os vestibulares, e ainda vão concorrer a camisetas do Programa Vem Saber, além de receberem certificado digital de participação emitido pela USP.
Aos que se destacarem com maior número de acertos na prova terão direito a certificados Ouro, Prata, Bronze ou menção honrosa, além de receber acesso a cursos de formação complementar.
Especialmente para os participantes da 3a série do ensino médio matriculados em ETECs, o Centro Paula Souza oferecerá uma vaga no programa de intercâmbio cultural 2024, tendo como destino a Inglaterra, para o estudante que alcançar o melhor desempenho.
Já para os professores incentivadores, haverá premiações conforme a indicação dos alunos. Para a edição 2024 da CUCO, serão concedidas 91 bolsas integrais para pós-graduação (MBA) na USP/ESALQ. São 16 opções de cursos on-line. Todos os professores também terão acesso a uma orientação técnica on-line exclusiva envolvendo a temática “Profissão docente e saúde mental”.
Mais sobre a CUCO 2024
O projeto tem como parceiros estratégicos o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF)o Instituto de Pesquisas e Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) e a Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ).
Ao total, a edição deste ano conta com 174.076 inscritos, oriundos de 3.073 escolas estaduais e de 601 municípios. Participantes pretos, pardos e indígenas somam 84.402 estudantes (48,5% do total de inscritos). Participantes do sexo feminino representam 55,1% do total de inscrições (95.872 inscritas). A CUCO 2024 conta com o envolvimento de 7.762 professores colaboradores, sendo 141 atuantes nas Diretorias de Ensino.
“É sempre importante destacar o caráter inclusivo da CUCO, que historicamente tem uma participação preponderante de jovens de baixa renda. Outro dado relevante é a diversidade: neste ano tivemos um recorde no número de jovens autodeclarados PPI (pretos, pardos e indígenas), atingindo 48,5% dos inscritos. Ao aproximar os estudantes do ensino superior, a competição contribui para a construção do projeto de vida desses estudantes”, concluiu Herbert Alexandre João, coordenador executivo da CUCO.
Denis Dana (Ex-Libris) para a Assessoria de Comunicação do Vem Saber