“Visionários da Quebrada” é exibido na segunda sessão do Urbanicidades 2024 promovido pelo IAU

O filme “Visionários da Quebrada”, lançado em 2018 sob a direção de Ana Carolina Martins, é a segunda obra a ser exibida no 12º Ciclo de Cinema Urbanidades 2024, realizado pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos (SP).

A exibição da obra será na próxima terça-feira, dia 17 de setembro, às 18h30, no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (Auditório do IAU).

A discussão a ser proposta após o filme será mediada pelas professoras Ana Carolina Martins, diretora do documentário, Joana D’Arc de Oliveira, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) e Cibele Rizek, professora do IAU-USP.

O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), um dos grupos de pesquisa do IAU.

A participação no evento é gratuita e aberta ao público. Haverá emissão de certificados àqueles que participarem de mais de três sessões do Urbanicidades.

Sobre o filme

Imperdível para todos que se interessam pelas muitas cidades dentro de São Paulo e pelos personagens revolucionários que nela habitam e atuam. Vindos de várias quebradas de São Paulo, esses visionários nos guiam ao encontro de outros olhares sobre pessoas, filosofias, práticas e relações produzidas nas periferias da cidade.

As histórias, contadas pelos próprios protagonistas, criam novos imaginários e narrativas sobre os saberes e viveres das periferias relacionados à moda, à educação, à gastronomia, à dança, à comunicação, entre outros temas, e revelam a potência de pessoas extraordinárias que, na construção cotidiana, fortalecem valores que promovem mudanças reais em suas comunidades.

O que é o Urbanicidades?

Com o tema “Resistir, Recontar, Transformar”, em 2024, o Urbanicidades traz à tona questões do atual contexto urbano, que é marcado por desafios relacionados ao clima e a movimentos de (des)territorialização.

O evento apresenta, por um lado, histórias de resistência acerca dessas temáticas, desde a vivência de povos originários e suas dificuldades particulares, o retrato da periferia urbana paulistana atual contemporânea e o enfrentamento de comunidades ameaçadas por decisões políticas, e, por outro, visões de sensibilidade urbana ou de urbanidades segregadoras.

A partir dos filmes que serão apresentados, que não apenas retratam conflitos e desafios, mas também interrogam resiliências e sensibilidades urbanas na busca por espaços mais justos e inclusivos, os participantes pensarão sobre o papel deles na transformação das cidades, questionando como habitam esses espaços e como são moldados por eles.

O evento é organizado pelo Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo (LEAUC), um dos grupos de pesquisa do IAU. A participação no evento é gratuita e aberta ao público. Haverá emissão de certificados àqueles que participarem de mais de três sessões do Urbanicidades.

Programação Urbanicidades 2024:

SETEMBRO:

17 de setembro de 2024 – Filme: Visionários da Quebrada (Ana Carolina Martins)

OUTUBRO:

22 de outubro de 2024 – Filme: Lavra (Lucas Bambozzi)

29 de outubro de 2024 – Filme: Some Kind of Heaven (Lance Oppenheim)

NOVEMBRO:

07 de novembro de 2024 – Filme: Dias Perfeitos (Wim Wenders)

VEJA TAMBÉM ...