Concurso de inovação e empreendedorismo do Instituto Claro com apoio da Escola Politécnica e do Inova USP tem o objetivo de fomentar a criação de soluções mobile voltadas para o impacto social; vencedores ganharão uma experiência no Vale do Silício
Concurso de inovação e empreendedorismo, com foco em transformação social, a 13ª edição do Campus Mobile tem inscrições abertas até o dia 10 de novembro para jovens de todo o Brasil que tenham interesse em desenvolver projetos que resolvam problemas sociais por meio de soluções pensadas especialmente para telefonia móvel. A iniciativa é promovida pelo Instituto Claro, com apoio do beOn Claro, hub de inovação da companhia, da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, da Escola Politécnica (Poli) da USP e do Centro de Inovação da USP (Inova USP). As inscrições e todos os detalhes do regulamento estão disponíveis no site do concurso neste link.
O Campus Mobile busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. Os vencedores serão premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, nos Estados Unidos; local conhecido como principal polo de tecnologia mundial.
Ao todo, são seis categorias disponíveis para estudantes ou recém-formados inscreverem suas ideias: Diversidade, Educação, Entretenimento, Green Tech & Agtech, Saúde e Smart Cities. Para participar, o candidato precisa estar matriculado em cursos de graduação, mestrado, doutorado ou ter se formado em um desses níveis entre os anos de 2023 e 2024. Os inscritos podem escolher participar de forma individual ou com equipes de até três pessoas, todas maiores de 18 anos.
Após o período de seleção das inscrições, as equipes passam pela fase preparatória, que conta com oficinas, palestras e consultorias com os times de profissionais que ficam à disposição para auxiliar os “mobilianos” (nome dado aos participantes do Campus Mobile) no processo de desenvolvimento das soluções propostas. Em seguida, participam da semana imersiva, ciclo de aprendizagem e aperfeiçoamento que ocorre no Inova USP e na sede da Claro, em São Paulo. Os projetos escolhidos nesta fase seguem para etapa de finalização dos protótipos, na qual os estudantes aplicam o conhecimento adquirido para aprimorar as soluções, com o objetivo de apresentar à banca final em maio.
Confira o projeto Fila Digital, vencedor da 9ª edição do Campus Mobile, na categoria Smart Cities:
Para saber mais sobre o concurso e fazer a inscrição, clique aqui.
Por Jornal da USP – Com informações da Assessoria de Imprensa da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico