CINE TUSP – “As Representações do Negro no Cinema Brasileiro”

O Cine TUSP é um projeto-piloto de cineclube realizado pelo TUSP Polo São Carlos, que busca discutir a relação entre o cinema e o teatro, especialmente, mas perpassando outras linguagens artísticas. As exibições acontecerão no Auditório do Centro Cultural da USP São Carlos, sempre nas quartas-feiras às 19h30.

O tema do primeiro ciclo será As Representações do Negro no Cinema Brasileiro. Ao longo do ano, o TUSP de São Carlos já tocou nesse tema, celebrando, em suas redes sociais, a trajetória do Teatro Experimental do Negro e de Abdias do Nascimento, por conta dos 80 anos da companhia teatral. Neste ciclo, teremos duas sessões. Na primeira, que acontece no dia 13 de novembro, vamos exibir o documentário A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo, que discute influências das telenovelas brasileiras na construção da identidade étnica dos negros no Brasil, além da incorporação positiva do negro na teledramaturgia. A sessão contará com a presença do Prof. Dr. Arthur Autran, Professor Titular no Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos. Atua no Bacharelado em Imagem e Som, no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética. É autor dos livros Alex Viany: Crítico e Historiador (2003). Imagens do Negro na Cultura Brasileira (2011) e O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro (2013).

Na segunda exibição, que acontece no dia 27 de novembro, vamos fazer uma sessão dupla sobre Cinema e Samba, com o curta-metragem Escola de Samba, Alegria de Viver, dirigido por Cacá Diegues, que tem a participação de Abdias do Nascimento, e o longa-metragem Orfeu Negro, de Marcel Camus, que tem a participação de Léa Garcia, filme que foi vencedor do Oscar de melhor filme internacional em 1960.

Essa programação integra a agenda do Novembro Negro em São Carlos.

PROGRAMAÇÃO:

13/11, às 19h30:
A Negação do Brasil (2000), de Joel Zito Araújo
Sinopse: O documentário mostra as influências das telenovelas na construção da identidade étnica dos afro-brasileiros e discute a incorporação positiva do negro na teledramaturgia.
Duração: 1h30
País: Brasil

Convidado: Prof. Dr. Arthur Autran
Professor Titular no Depto. de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos. Atua no Bacharelado em Imagem e Som, no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética. É autor dos livros Alex Viany: Crítico e Historiador (2003). Imagens do Negro na Cultura Brasileira (2011) e O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro (2013).

27/11, às 19h30:
Orfeu Negro (1959), de Marcel Camus
Sinopse: A trágica história romântica entre a jovem Eurídice e o motorista e músico Orfeu. Os dois se conhecem durante o carnaval no Rio de Janeiro e se apaixonam, mas Orfeu tem uma noiva ciumenta. De acordo com a antiga lenda, o amor do casal é acompanhado de perto pela morte, e ele será capaz de descer aos infernos para salvar a sua grande paixão.
Duração: 1h47min
Países: Brasil / França / Itália

Escola de Samba Alegria de Viver (1962), de Cacá Diegues
Sinopse: Jovem sambista assume a direção da Escola de Samba poucos meses antes do Carnaval, enfrentando problemas de dívidas, rixa com uma escola rival e discussões com a esposa, a cobiçada Dalva. Com Abdias do Nascimento, Oduvaldo Viana Filho, Maria da Graça e Jorge Coutinho.
Duração: 21 min
País: Brasil

 

Por TUSP São Carlos

VEJA TAMBÉM ...