O trabalho intitulado Transforming Financial Performance into ESG: a DEA Efficiency recebeu o Prêmio Abepro 2024 (Abepro & Lean Way) como o melhor artigo na categoria Workshop de Pós-graduação na mais recente edição do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep), o maior congresso de Engenharia de Produção do Brasil. Destacando-se pela originalidade e relevância, o trabalho explora a eficiência das práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) na otimização do desempenho financeiro das empresas.
Os autores do artigo são os doutorandos Ícaro Guilherme Felix da Cunha e Giovana Degaspari Pinto, as pós-doutorandas Etienne Cardoso Abdala e Renata Veloso Santos Policarpo, sob orientação da professora Daisy Aparecida do Nascimento Rebellatto, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.
A pesquisa utiliza o método DEA (Data Envelopment Analysis) para avaliar o impacto das práticas ESG sobre o desempenho financeiro das organizações, oferecendo uma análise inovadora e valiosa sobre como investimentos em sustentabilidade e responsabilidade social podem gerar resultados financeiros positivos. Em um contexto global onde esses fatores têm cada vez mais importância, o estudo contribui para a compreensão de como as empresas podem alinhar seu desempenho corporativo com objetivos socioambientais.
Realizado anualmente, o Enegep é o principal evento acadêmico de Engenharia de Produção no Brasil, reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais para compartilhar descobertas, debater novas tendências e impulsionar o avanço científico na área. O prêmio de Melhor Artigo, uma das honrarias mais prestigiadas do congresso, celebra as pesquisas mais impactantes do ano e reforça a excelência do trabalho desenvolvido pela equipe da USP, contribuindo para a inovação e sustentabilidade no ambiente corporativo global.