USP Filarmônica abre a temporada Concertos USP em São Carlos

A USP Filarmônica abre sua temporada 2025 da série Concertos USP, em São Carlos, sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. O concerto 218º da orquestra acontece no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, em 27 de março de 2025 (quinta-feira), às 20 horas, com entrada franca.

O repertório é dedicado ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com destaque para a Abertura da ópera Bastien & Bastienne. A noite conta ainda com o Concerto nº 5 para Violino e Orquestra em Lá maior, com três movimentos, e a Sinfonia nº 25 em Sol menor, com quatro movimentos.

O solista da USP Filarmônica é o violinista Marcus Vinicius Sant’Anna Held Neves, doutor e pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e pesquisador pós-doutorado com bolsa da FAPESP pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da USP.

Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da USP recebe o público com entrada gratuita.

A Comunidade USP poderá retirar os ingressos na quarta-feira, dia 26 de março, das 08h às 11h e das 14h às 16h, na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP ou das 14h às 16h no Centro Cultural da USP. A Comunidade externa poderá retirar convites no dia do evento, a partir das 19h, no Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão” localizado na Rua 7 de Setembro, 1735, no Centro de São Carlos.

A apresentação faz parte da temporada Concertos USP, que promove acesso livre e gratuito à música, de concerto, a sinfônica, de câmara e a operística. Durante o ano de 2025, pela série regular da temporada, a USP Filarmônica realizará doze concertos em Ribeirão Preto e oito concertos em São Carlos. A orquestra estará ainda, em cidades como Jardinópolis, Franca, São Paulo, Juiz de Fora e São Paulo (Museu Paulista e Sala São Paulo).

Maestro Rubens Ricciardi. Foto: USP Filarmônica

Rubens Russomanno Ricciardi (maestro)
Compositor e maestro, foi bolsista da Universidade Humboldt em Berlim Oriental e professor titular da ECA-USP. Atualmente, é orientador de Pós-Graduação pela EACH-USP (Crítica da Cultura) e professor titular da FFCLRP-USP, onde fundou o Departamento de Música, o Ensemble Mentemanuque, a USP Filarmônica, o NAP-CIPEM e o projeto USP Música Criança. É autor do livro Contra o identitarismo neoliberal – um ensaio de poíesis crítica pela apologia das artes, pela Editora Contracorrente.

Marcus Vinicius Neves. Foto: USP Filarmônica

Marcus Vinicius Sant’anna Held Neves (violino solista)
Violinista e violista, é doutor e pós-doc pela ECA-USP. Atualmente, é pesquisador pós-doc com bolsa da FAPESP pela FFCLRP-USP. Colaborou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (spalla convidado), Orquestra do Theatro da Paz (chefe convidado do naipe de violas) e Orquestra Sinfônica da UNICAMP (regente convidado). É responsável pela primeira tradução em língua portuguesa da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762).

USP Filarmônica
Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

As séries de Concertos da USP-Filarmônica são realizadas pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP de São Carlos e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

Serviço
USP Filarmônica
Concerto nº 218 – São Carlos

27 de março de 2025 (quinta-feira)
20 horas
Teatro Municipal de São Carlos
Rua 7 de Setembro, 1735

Ingressos:
Comunidade USP – retirar no dia anterior ao evento na secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC (das 8h às 11h e das 14h às 16h) e/ou no Centro Cultural do campus (das 14h às 16h), ambos na área 1.
Comunidade externa – ingressos na bilheteria do teatro, no dia do concerto (27 de março – quinta-feira), a partir das 19h.

Informações pelo telefone (16) 3373-8036

Por Marcela Borges Moreira/Jornalista

VEJA TAMBÉM ...