Boas práticas de segurança para uso de serviços de informática

Prezado(a)s,
Reforçamos as recomendações de boas práticas de segurança para usuários de serviços de informática contidas em nossa FAQ (http://faq.sti.usp.br)  em relação a:
E-mails suspeitos e Phishing

Fiquem atentos a e-mails suspeitos, mesmo que pareçam vir de dentro da nossa universidade. Golpistas frequentemente se disfarçam de remetentes confiáveis para roubar dados pessoais, informações de acesso e até mesmo solicitar transferências de dinheiro. Nunca clique em links ou abra anexos de e-mails não solicitados ou de origem duvidosa, e jamais forneça sua senha, informações confidenciais ou realize qualquer pagamento solicitado por e-mail.

Sempre confirme a veracidade da mensagem entrando em contato diretamente com o setor responsável, por meio dos canais oficiais da Universidade, mesmo se o suposto remetente informar que não terá condições de responder por outros meios.  Essas informações de contato são amplamente divulgadas em nossos sites.

Recomendamos ainda a leitura do excelente material produzido pelo CERT.br, explicando esse tipo de golpe e como se prevenir: https://cartilha.cert.br/fasciculos/phishing-golpes/fasciculo-phishing-golpes.pdf

Backup e procedimentos de preservação de informações importantes
Lembrem-se sempre de realizar periodicamente o backup de suas informações! Essa é uma prática essencial para evitar a perda de dados importantes, seja por falhas de hardware, erros humanos ou até mesmo ataques cibernéticos.

Recomendamos a leitura do material produzido pelo CERT.br: https://cartilha.cert.br/fasciculos/backup/fasciculo-backup.pdf

Para essa finalidade, a Superintendência de Tecnologia da Informação fornece às Unidades da USP o drive compartilhado e espaço no Google Cloud, para que possam fazer backups e preservar informações importantes para a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Veja mais detalhes em: https://san.sti.usp.br

Acesso a serviços protegidos
Alguns serviços digitais podem necessitar de acesso por VPN (rede privada virtual), que permite uma conexão segura a uma rede privada. O uso da VPN protege contra ataques externos e permite acessar recursos ou sites protegidos dentro da rede da Universidade.
A Superintendência de Tecnologia da Informação disponibiliza software de VPN para acesso a recursos protegidos. Mais informações em: https://atendimentosti.usp.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQExplorer;CategoryID=12
Além disso, para mais  informações sobre segurança, consulte: https://atendimentosti.usp.br/otrs/public.pl?Action=PublicFAQExplorer;CategoryID=83
Solicitamos o obséquio de disseminar estas informações em sua Unidade.
Atenciosamente,

Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)

Universidade de São Paulo (USP)

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