O Seminário Internacional Umbrais do Urbano propõe uma reflexão crítica acerca dos processos contemporâneos de (re)produção da cidade, privilegiando abordagens interdisciplinares que examinam os desafios e as oportunidades inerentes ao espaço urbano em contextos Sul-Sul (América Latina e Sul da Europa). Desdobramento dos projetos “Das Atmosferas e Intermediaridades de um Urbanismo Menor: epistemologias de uma (outra) Arquitetura” e “Espaço Público, Atmosferas Espaciais e Metodologias Críticas: cartografias, memórias e resistências”, o Seminário congrega pesquisadores de distintas unidades de ensino e pesquisa, brasileiras e estrangeiras.
A partir de uma perspectiva crítica, analisará dinâmicas e processos hegemônicos de urbanização objetivando aprofundar a compreensão das dinâmicas e dimensões que configuram o espaço urbano coetâneo. Em um mundo em que se observam transformações urbanas incessantes, o evento busca interrogar os limites e as transições do espaço urbano, em particular do espaço público, problematizando-os como umbrais que articulam dimensões físicas e simbólicas, materiais e imateriais, entre distintos domínios, tendo como referência marcos conceituais e abordagens referentes as noções de atmosferas espaciais, in-between (espaços de intermediaridade) e urbanismo menor.
A noção de umbrais urbanos, na perspectiva dos três eixos conceituais é interrogada como instância de mediação entre temporalidades, territorialidades e aspirações coletivas, interrogando alternativas à mercantilização da cidade e a banalização do espaço urbano. Estruturado em três eixos temáticos
- Intermediação e umbrais do espaço público
- Resistência e memória urbana: investigação das lutas e práticas que desafiam a lógica mercadológica da urbanização, enfatizando processos de apropriação do espaço e produção de sentidos coletivos.
- Materialidades e imaterialidades de territórios urbanos
O Seminário ‘Umbrais do Urbano’ pretende promover um espaço de intercâmbio acadêmico e intelectual voltado à análise de atmosferas espaciais urbanas, enfatizando sua interseccionalidade com os desafios contemporâneos. Mais do que um fórum de reflexão crítica, o evento configura-se como uma plataforma para a imaginação e a projeção de estratégias que possam ressignificar o espaço urbano como território de inclusão, resiliência e experimentação social. Ao convocar pesquisadores e agentes urbanos a atravessar esses limiares, compreendendo os territórios urbanos como palimpsestos dinâmicos de significação e pertencimento, ‘Umbrais do Urbano’, almeja explorar o potencial transformador dos espaços urbanos, reiterando a cidade como campo de possibilidade e reinvenção.