A Equipe de Estruturas da EESC conquista 1º lugar em concurso nacional

A Equipe de Estruturas do Departamento de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP conquistou o 1º lugar no Concurso de Ponte de Palitos de Picolé, promovido pela Liga Acadêmica de Estruturas (LAE) da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás.

Realizado no dia 7 de maio de 2025, durante o Espaço das Profissões da UFG, o desafio visava construir e testar uma ponte construída utilizando palitos de picolé e cola branca, conforme especificado no Edital nº 2/2025 de 9 de abril de 2025.

Integraram a Equipe de Estruturas EESC os alunos de graduação Thiago Rodrigues Carvalho, Gabriel Neves Queiroz, Paulo Mendonça de Jesus Cunha, André Felipe de Freitas e Fernando Santos de Araújo.

Equipe de Estruturas (SET – EESC)

A ponte planejada pela equipe da EESC foi capaz de vencer um vão livre de 100 cm, com massa inferior a 1000 g, comprimento de 120 cm, largura de 20cm e altura de 25cm. Sua construção foi precedida de análise estrutural com otimização topológica, utilizando software próprio da Equipe baseado no Método dos Elementos Finitos Posicional (formulação desenvolvida pelo professor do Departamento de Estruturas da USP, Humberto Breves Coda) e foi feita uma estimativa de carga de colapso. A otimização topológica permitiu obter a melhor estrutura para as condições de contorno fornecidas (pontos de carregamento e apoio). A ponte resistiu 193 kgf e a estimativa de carga de ruptura teve 85% de exatidão.

Destaca-se que as ferramentas computacionais utilizadas pela equipe do SET possuem grande potencial para aplicações em Engenharia Civil e Aeronáutica,  podendo o Método dos Elementos Finitos Posicional ser utilizado para a análise estrutural de estruturas complexas como Cúpulas, Pontes e Edifícios.

A ferramenta computacional de otimização pode ser aplicada para o refinamento de projetos de automóveis e aeronaves, reduzindo a quantidade de material utilizado para o mesmo fator de segurança.

VEJA TAMBÉM ...