Referência em matemática aplicada no Brasil, professor da USP São Carlos contribuiu de forma significativa para o avanço da pesquisa na área

Professor Gustavo Carlos Buscaglia somava mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos internacionais (Crédito da imagem: arquivo pessoal)
É com profundo pesar que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, comunica o falecimento do professor Gustavo Carlos Buscaglia, ocorrido na data de hoje, 16 de julho. Ele se tornou docente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC em 2007, conquistando a livre-docência no ano seguinte pela USP.
Nascido na Argentina em 1964, Buscaglia concluiu seu doutorado em Engenharia Nuclear pelo Instituto Balseiro (Argentina) em 1993. Com mais de 100 artigos científicos publicados em periódicos, participou ativamente também da orientação de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. No ICMC, ocupou ainda o cargo de chefe do SME de 2015 a 2017.
“Além de um pesquisador de excelência, Buscaglia sempre foi uma excelente pessoa. É mais uma perda irreparável para o ICMC. Ele fará muita falta”, disse a professora Kalinka Castelo Branco, vice-diretora no exercício da Diretoria do ICMC.
Ao longo de sua trajetória, o engenheiro argentino construiu um legado acadêmico marcado pela excelência científica e pela formação de gerações de pesquisadores, contribuindo decisivamente para o avanço da matemática aplicada no Brasil. Sua atuação se destacou nas áreas de análise numérica, elementos finitos, mecânica dos fluidos, transferência de calor, escoamentos multifásicos e lubrificação, tendo desenvolvido pesquisas de ponta em engenharia mecânica, engenharia nuclear e em métodos baseados em princípios variacionais.
O professor deixa a esposa Mariana Cúri, também docente do ICMC, e dois filhos: Lorenzo Antonio e Antonina. A Diretoria do ICMC se solidariza com a família, amigos, colegas, alunos, e informa que decretou luto oficial por três dias no Instituto, em reconhecimento, gratidão e respeito à significativa contribuição de Buscaglia para o desenvolvimento da ciência, da matemática aplicada e da engenharia no Brasil e na América Latina.
A cerimônia de despedida será realizada nesta quinta-feira, dia 17 de julho, das 8 às 12 horas, no Velório Santa Cruz Cerimoniais, em São Carlos. Posteriormente, o féretro seguirá para o Crematório Prever, em Ribeirão Preto. Quem desejar, poderá deixar uma mensagem de carinho para a família acessando o seguinte link: https://sistemamemoriam.com/c/61703.
Texto: Matheus Martins Fontes, da Fontes Comunicação Científica
Mais informações
Local da cerimônia: Avenida São Carlos, 918, no centro da cidade
Acesse para deixar sua mensagem à família: https://sistemamemoriam.com/c/61703