Programa Startup USP inscreve equipes com protótipos de novos produtos, serviços ou experiências

Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP que tenham cursado disciplina de empreendedorismo; inscrições vão até 15 de agosto

Cinco pessoas assistindo a uma apresentação de uma mulher escrevendo num quadro branco

Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo está recebendo propostas para incubação de projetos – Foto: Freepik

O Programa Santander USP de Inovação e Empreendedorismo – Criação de Startups – Edição 2025 é uma ação da USP, por meio da Agência USP de Inovação (Auspin), em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), e apoio do Programa Santander Universidades. O objetivo é selecionar estudantes de graduação e pós-graduação de elevado mérito acadêmico para realizarem atividades de desenvolvimento tecnológico e de inovação dentro do Programa Startup USP, por meio de uma bolsa mensal de até R$ 5.250,00 por equipe, e proporcionar oportunidades exclusivas e mentorias com especialistas em desenvolvimento de startups. O edital de 2025 está disponível neste link.

As bolsas serão concedidas às equipes de estudantes regularmente matriculados, que se encontram desenvolvendo protótipos de novos produtos, serviços ou experiências, com foco na estruturação de novos empreendimentos. É preciso que os alunos já tenham cursado alguma das disciplinas relacionadas a empreendedorismo e inovação oferecidas na USP (veja lista aqui) ou participado de programas de fomento ao empreendedorismo realizados pelas entidades estudantis (acesse o link), e que tenham por objetivo realizar o refinamento das suas propostas de valor e estruturar o modelo de negócios da sua startup passando por processo de pré-incubação de quatro meses.

As equipes poderão ter de 2 a 7 integrantes e atuarão sob a supervisão de professores da USP e de mentores. Esses mentores acompanharão os projetos e deverão contribuir com as atividades de desenvolvimento de tecnologias, acesso a mercados e estruturação dos negócios. Ao final do programa, os projetos selecionados poderão participar do processo de seleção para incubação em uma das seguintes incubadoras: USP IPEN (Cidade Universitária), Habits (USP Leste), ParqTec (São Carlos), EsalqTec (Piracicaba) e Supera (Ribeirão Preto), conforme as características dos programas de cada uma.

As inscrições serão realizadas por equipes, que deverão indicar um professor responsável pela supervisão. Cada proposta poderá solicitar até R$ 5.250,00 em bolsas. A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do preenchimento da ficha de inscrição, à qual devem ser anexados a proposta, a apresentação do protótipo utilizado para teste e validação da proposta de valor, com a descrição dos experimentos realizados e dos principais resultados obtidos, além do plano de trabalho e demais documentos exigidos.

Os projetos serão avaliados pela comissão julgadora de 18 a 25 de agosto e a divulgação dos resultados será realizado no site da Auspin no dia 28 de agosto, a partir das 17h. As bolsas terão início em 3 de setembro de 2025 e término em 3 de janeiro de 2026.

O edital completo pode ser acessado neste link. As inscrições vão até até 15 de agosto clicando aqui.

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...