A Plataforma Alumni USP está com dois editais abertos para empresas e empregadores interessados em anunciar vagas de trabalho e benefícios para ex-alunos
O Escritório Alumni USP está com inscrições abertas para pessoas físicas e jurídicas interessadas em anunciar vagas de trabalho e vantagens destinadas a ex-alunos da Universidade de São Paulo. Com o objetivo de incentivar a criação de conexões entre a USP e instituições da sociedade, o escritório publicou dois editais que também visam ao desenvolvimento de aprendizados e à expansão do currículo acadêmico e profissional dos egressos, sejam eles diplomados em graduação ou titulados em mestrado e doutorado.

Maria Helena Palucci Marziale – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
“Nós estamos formando profissionais com excelência para que eles possam ser absorvidos pelo mercado de trabalho. É importante que a Universidade tenha informações sobre as áreas em que eles estão inseridos, por isso realizamos esse contato por meio do Programa Alumni USP e de pesquisas. A plataforma é um espaço no qual eles também trazem perguntas, feedbacks e sugestões. É mais uma forma de ouvi-los”, diz a coordenadora do Programa Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale.
A Plataforma Alumni USP foi criada em 2016 e atua como um espaço para reunir esses ex-alunos, de forma a mostrar para a sociedade qual a contribuição da Universidade na formação de seus estudantes. Trata-se de uma rede de contatos que oferece oportunidades de networking, empregos e outras vantagens anunciadas constantemente.
Oportunidades
Por meio do Edital de Chamamento Público N° 1/2024 – RUSP, qualquer pessoa ou empresa pode oferecer e publicar vagas de trabalho na Plataforma Alumni, que serão destinadas aos egressos cadastrados no portal. As vagas ficam divulgadas na plataforma pelo período de até 60 dias e a iniciativa busca reforçar a proposta do Alumni de intensificar a oferta de vagas de emprego.
O segundo edital lançado pelo Escritório Alumni tem o objetivo de aumentar a rede de egressos a partir do oferecimento de vantagens, que incluem o acesso aos e-mails e acervos de bibliotecas digitais da Universidade, descontos em cursos e atividades culturais e diploma virtual. Os ex-alunos já cadastrados na plataforma não precisam se inscrever no edital para oferecer as vantagens, podendo anunciá-las diretamente no portal.
As vantagens e benefícios ficam disponíveis pelo período de um ano e abrangem descontos em livros, cursos de idiomas e até mesmo em assinaturas da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp). Também são oferecidos cursos de extensão em educação continuada, de estratégia e programação financeira, comunicação e marketing e MBA (Master of Business Administration).
As inscrições para os dois editais estão abertas até o dia 8 de outubro e podem ser realizadas mediante o envio dos documentos descritos em cada edital para o e-mail editais.alumniusp@usp.br
Maria Helena explica que a função do Alumni não é arrecadar verbas ou doações, mas sim promover uma interlocução entre a USP e seus egressos. “Saber o que eles estão fazendo é muito importante para nós, principalmente pelos dados indicadores de empregabilidade, que constam em grande parte dos ranqueamentos que avaliam as universidades ao redor do mundo”, esclarece a professora.
A Plataforma Alumni USP já conta com 148 mil egressos cadastrados, o que corresponde a 40% do total de diplomados e titulados na Universidade de São Paulo ao longo de seus 91 anos. “A Universidade tem o dever de prestar contas e mostrar para a sociedade onde os nossos egressos estão inseridos e o que tem sido feito com o dinheiro público. É justamente por isso que temos tentado divulgar a plataforma para o maior número de pessoas possível”, ressalta a coordenadora do programa.
Para facilitar o acesso dos egressos à plataforma, Maria Helena revela que o sistema Alumni passará a realizar o cadastro dos ex-alunos de maneira automática assim que eles se formarem. A novidade entrará em funcionamento a partir do próximo ano.
Texto e Arte: Beatriz Haddad – Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto
Por Jornal da USP




