Em workshop especial, EESC e Volkswagen estreitam laços tecnológicos

Professor Fernando Martini Catalano, diretor da EESC.

O primeiro Workshop EESC Volkswagen, que teve a participação de profissionais da montadora e pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), foi repleto de atividades, entre dinâmicas integrativas, apresentação de desafios e estratégias de solução, proposição de projetos e priorização de propostas. O evento serviu como ocasião para estreitamento de laços e projeções de parcerias, e aconteceu na Sala de Projetos “Professora Lourdes de la Rosa Onuchic”, localizado nas dependências do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), no último dia 22 de agosto.

“Esta foi uma primeira oportunidade para levantar as sinergias entre as equipes para a proposição de projetos de mútuo interesse”, destaca Edson Denner Leonel, professor titular e presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC.

Para o docente, a aproximação entre universidade e montadora geram benefícios para ambas. “Pelo lado da Volkswagem, há a possibilidade de desenvolvimento de tecnologia adequada e eficiente para a realidade nacional e formação de seus colaboradores usando o conhecimento de especialistas da EESC. Pela EESC, potencializamos a empregabilidade dos nossos egressos e impactamos positivamente a economia local. Isso, aliás, faz parte das prioridades da universidade, tão importante para o ecossistema de inovação de São Carlos, que é a interação com a sociedade, tanto na contribuição tecnológica quanto gerando impactos positivos na geração de emprego e renda, o que certamente contribui para a prosperidade da cidade.”

Leonel ressalta que o evento foi tão proveitoso que haverá um segundo workshop, previsto para o final de setembro, “onde os projetos envolvendo as demandas da empresa serão discutidos em profundidade com os especialistas da EESC para implementação no início de 2026.”

Para José Carlos de Melo Vieira Júnior, diretor do Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) e Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC, de fato as expectativas são as melhores, no sentido de as partes estabelecerem parcerias de longo prazo em projetos de pesquisa, consultoria, ensino e extensão.

“Vale lembrar que a Volkswagen terá a instalação de um centro de pesquisa na fábrica da Volkswagen em São Carlos. Com essa fantástica aproximação, é possível pensarmos que a montadora poderá contar com os pesquisadores da EESC para auxiliar na definição do escopo das atividades desse futuro centro de pesquisa, bem como estabelecer projetos de pesquisa e/ou consultoria para propor soluções inovadoras para as necessidades diversas da fábrica, além da possibilidade de capacitação dos seus colaboradores, seja por meio do ingresso nos programas de pós-graduação ou da participação em cursos de extensão. Para a universidade, vale dizer, essa parceria leva aos pesquisadores a oportunidade de lidar com situações reais, permitindo-os desenvolver projetos de pesquisa aplicada, auxiliando na formação/capacitação de estudantes de graduação e de pós-graduação envolvidos nos projetos, além da possibilidade de captação de recursos para o financiamento de bolsas de estudo e melhoria de laboratórios de pesquisa.”

José Carlos de Melo Vieira Júnior, diretor do Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCin) e Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC.

Ao todo, o workshop viabilizou elencar 57 ideias que podem se tornar projetos de colaboração em diversas áreas. “Essas ideias passarão por uma análise detalhada e caberá à Volkswagen definir quais são prioritárias e quais desenvolverá a médio e longo prazos”, diz Vieira Júnior. “Este evento certamente terá desdobramentos, com discussões adicionais para priorizar as ideias e, posteriormente, formalizar a parceria por meio de convênios entre as duas instituições.”

Reconhecimento e know-how de engenharia

Desde o momento em que foi colocado como desafio para a planta de motores de São Carlos da Volkswagen a criação de um centro de pesquisas ali dentro, a escolha da EESC como parceira já estava decidida.

“Temos hoje uma fábrica de motores com excelência no processo de fabricação, com engenheiros e um time técnico extremamente dedicado e qualificado. Para a criação de linhas de pesquisa em conjunto, buscamos a universidade com todo o know-how de engenharia, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de ensino, pelos professores e doutores que aqui têm, e pela tecnologia dos laboratórios”, diz Douglas Zanetti, gerente executivo da planta de motores da Volkswagen de São Carlos.

Zanetti explica que, junto com a universidade, “a ideia é que a indústria consiga elaborar temas de pesquisa relacionados à descarbonização, à melhoria de eficiência energética em motores, hibridização, células de bateria, entre outros temas da engenharia de produto e desenvolvimento.”

O estreitamento de laços entre montadora e universidade pode fazer diferença na inovação e no avançar de uma planta que tem operado a plena capacidade. Atualmente, são três turnos de trabalho. Para esse ano, são previstas a produção de aproximadamente 620 mil motores, uma média de 2.500 motores por dia.

“Temos um plano de aumento de capacidade previsto para o ano que vem, quando pensamos em chegar próximo aos 640 mil motores. Tudo isso em função do crescimento do mercado e das tecnologias que a Volkswagen vem desenvolvendo também, e que está propiciando um aumento no nosso market share. A nossa meta é manter a Volkswagen como uma das líderes do mercado”, concluiu Zanetti, que é egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Engenharia de Materiais da EESC-USP, onde desenvolveu sua dissertação de mestrado sob orientação do professor Ricardo Tarpani.

Por EESC

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