Trabalho orientado pela professora Maristela Oliveira dos Santos, do ICMC, propõe novas soluções computacionais para otimizar o atendimento a pacientes em casa

Marcus Vinicius e a professora Maristela Oliveira dos Santos durante a cerimônia de premiação, realizada em Gramado (RS) | (Crédito da imagem: arquivo pessoal)
Com o envelhecimento da população e a ampliação de serviços que levam o cuidado até a casa das pessoas, surge um desafio que faz toda a diferença no cotidiano de quem precisa de atendimento: como organizar rotas e horários de equipes de saúde de forma eficiente, segura e humana? Foi pensando nisso que Marcus Vinicius Silva, aluno de Engenharia de Computação da USP, em São Carlos, desenvolveu uma pesquisa que acaba de conquistar o primeiro lugar na categoria Iniciação Científica do 57º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizado de 5 a 9 de outubro, em Gramado (RS).
A pesquisa Estudo Comparativo entre um Modelo Matemático e os Métodos Heurísticos BRKGA, RKO e Clustering-BRKGA para o Problema de Atenção Domiciliar foi orientada pela professora Maristela Oliveira dos Santos e contou com a colaboração da doutoranda Shayane da Silva Carvalho, ambas do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Além do reconhecimento, Marcus Vinicius recebeu um notebook oferecido pelo Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV) da Marinha do Brasil. “Receber esse prêmio foi a confirmação de que todo o esforço valeu a pena. Foram meses estudando, implementando, testando e retestando, e ver esse trabalho reconhecido foi muito gratificante. Ganhar o notebook da Marinha foi um incentivo a mais, algo que simboliza de forma concreta tudo o que vivemos durante a pesquisa. Para mim, ele representa a materialização do esforço coletivo, o meu, o da professora que me orientou e de todo o pessoal do Laboratório de Otimização que me apoiou ao longo do caminho”, relata Marcus Vinicius.
A participação do estudante de Engenharia de Computação no evento da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo) foi viabilizada pela Comissão de Graduação do ICMC e pela Comissão Gestora Administrativa do Curso de Engenharia da Computação, que é oferecido em parceria pelo ICMC e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).
Do que se trata a pesquisa? – Marcus Vinicius utilizou modelos matemáticos e métodos heurísticos para aprimorar o planejamento das visitas de profissionais que realizam atendimentos domiciliares a pacientes. O objetivo foi comparar diferentes abordagens capazes de otimizar o deslocamento das equipes, reduzindo custos e tempo de viagem sem comprometer a qualidade do atendimento. Entre as técnicas exploradas estão algoritmos genéticos e estratégias de agrupamento, que permitem encontrar soluções eficientes, mesmo em cenários complexos, como o atendimento simultâneo de centenas de pacientes espalhados por diferentes regiões de uma cidade.
“Entre os três métodos heurísticos estudados, os que se mostraram mais promissores foram o RKO e o Clustering-BRKGA, proposto no meu trabalho. A ideia foi aplicar o agrupamento ao BRKGA justamente para melhorar o desempenho em instâncias maiores e mais complexas. Também escolhi o BRKGA porque sempre tive interesse em trabalhar com algoritmos genéticos e computação bioinspirada, e ele já havia sido aplicado ao problema de atenção domiciliar. Então, acabou unindo o útil ao agradável”, explica o estudante.
Prêmio SBPO – A premiação é concedida por um comitê da Sobrapo, que seleciona o melhor relatório de iniciação científica desenvolvido por estudantes de graduação ou recém-formados (até agosto de 2024) em instituições brasileiras. Os trabalhos finalistas são avaliados com base na qualidade científica, originalidade e aplicação prática, e seus autores são convidados a apresentar as pesquisas durante o simpósio.

“Essa pesquisa me mostrou que estou no caminho certo, tanto como estudante quanto como futuro profissional”, afirma Marcus Vinicius | (Crédito da imagem: arquivo pessoal)
Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica
Mais informações:
Conheça mais do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional: sbpo2025.galoa.com.br/sbpo-2025/page/5407-home
Acesse o site da Sobrapo: sobrapo.org.br
Acesse o site do Laboratório de Otimização: otm.icmc.usp.br/index.php/pt



