Palestras com astronautas da Suécia, Alemanha e Japão acontecem simultaneamente nos campi de São Carlos e da capital, no bairro do Butantã. Evento, gratuito e aberto ao público, faz parte do “36º Encontro Internacional de Astronautas”

Os astronautas Arne Christer Fuglesang, da Suécia, Reinhold Ewald, da Alemanha, e Koichi Wakata, do Japão, estarão em palestras na USP – Fotos: Divulgação/EESC e Poli-USP
Dentro da programação do Community Day do 36º Encontro Internacional de Astronautas, dois campi da USP recebem, na próxima quarta-feira, 5 de novembro, às 10 horas, palestras com astronautas que participaram de missões espaciais. Os eventos são gratuitos, abertos ao público e exigem inscrição prévia.
O campus da USP em São Carlos receberá o astronauta sueco da Agência Espacial Europeia (ESA), Arne Christer Fuglesang. A palestra acontecerá no Espaço Minerva da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, no Anfiteatro Luiz Gastão, no Campus 1 da USP São Carlos. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser realizadas neste link.
Promovido pela Associação de Exploradores Espaciais (ASE), o evento é uma ação conjunta entre a EESC, a Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC) e a Olimpíada Brasileira de Satélites (Obsat), com apoio da UFSCar.
Arne Christer Fuglesang é físico e astronauta sueco, reconhecido por ser o primeiro astronauta da Suécia a viajar ao espaço. Nascido em 18 de março de 1957, em Estocolmo, Suécia, graduou-se em Engenharia Física pelo Instituto Real de Tecnologia (KTH) e obteve o doutorado em Física Experimental de Partículas pela Universidade de Estocolmo, em colaboração com o Cern, na Suíça.
Selecionado como astronauta pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 1992, Fuglesang participou de duas missões espaciais da Nasa: STS-116 (2006) e STS-128 (2009), ambas a bordo do ônibus espacial Discovery. Durante essas missões, passou mais de 26 dias no espaço e realizou cinco caminhadas espaciais (EVAs) para a montagem e manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS).
Atualmente, Fuglesang é professor de Astronáutica no Instituto Real de Tecnologia (KTH), em Estocolmo, e atua ativamente na promoção da ciência e educação espacial na Europa.
Encontro na Poli
No campus da capital, no bairro do Butantã, a Escola Politécnica (Poli) da USP receberá também no dia 5 de novembro, às 10 horas, os astronautas Reinhold Ewald, da Alemanha, e Koichi Wakata, do Japão. A palestra, que será em inglês e sem tradução simultânea, acontecerá no Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa do Politécnico, nº 380, no Butantã, em São Paulo. As inscrições estão disponíveis neste link.
Reinhold Ewald é astronauta, físico e professor universitário alemão amplamente reconhecido por sua contribuição à pesquisa espacial europeia. Nascido em Mönchengladbach, Alemanha, em 18 de dezembro de 1956, formou-se em Física e obteve doutorado em Astrofísica Experimental pela Universidade de Colônia. Em 1990, foi selecionado como astronauta pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e, sete anos depois, integrou a missão Mir ’97, permanecendo 20 dias a bordo da Estação Espacial Mir. Durante o voo, realizou experimentos em biologia, medicina espacial e ciência dos materiais, ampliando a cooperação científica internacional no espaço.
Após sua missão, Ewald continuou contribuindo para o desenvolvimento da exploração espacial na Agência Espacial Europeia (ESA), onde atuou em funções de planejamento e apoio a missões tripuladas. Atualmente, é professor de Astronáutica e Física Espacial na Universidade de Stuttgart, dedicando-se à pesquisa, ao ensino e à promoção da educação científica, com foco em inspirar novas gerações a seguir carreira nas ciências espaciais.
O engenheiro Koichi Wakata é astronauta e engenheiro aeroespacial japonês, reconhecido por sua trajetória pioneira na exploração espacial internacional. Nascido em 1º de agosto de 1963, em Ōmiya (atual Saitama), formou-se em Engenharia Aeroespacial pela Universidade de Kyushu, onde também concluiu mestrado e doutorado. Selecionado em 1992 pela Agência Espacial Japonesa (Nasda, atual JAXA), tornou-se o primeiro astronauta do Japão a participar de múltiplas missões e o primeiro comandante japonês da Estação Espacial Internacional (ISS).
Ao longo da carreira, integrou cinco missões espaciais, nos ônibus espaciais Discovery, Endeavour e Atlantis, além de duas expedições de longa duração na ISS. Realizou experimentos científicos, operações robóticas e atividades de manutenção da estação. Atualmente, Wakata é astronauta sênior da JAXA, envolvido em cooperação internacional e no treinamento de novas gerações de exploradores espaciais.
Palestra com o astronauta sueco Arne Christer Fuglesang
Data: 5 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Espaço Minerva EESC – Anfiteatro Luiz Gastão
Campus 1 da USP São Carlos, Av. Trabalhador São-carlense, 400, São Carlos (SP)
Inscrições: gratuitas e com vagas limitadas, neste link
Mais informações pelos e-mails: contato@obsat.org.br ou comunicacao@eesc.usp.br
Palestra com os astronautas Reinhold Ewald e Koichi Wakata
Data: 5 de novembro de 2025 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Auditório Prof. Francisco Romeu Landi
Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa do politécnico, 380, bairro do Butantã, em São Paulo
Inscrições: gratuitas e com vagas limitadas, neste link
Com informações do Serviço de Comunicação e Marketing EESC e da Equipe de Jornalismo e Imprensa da Poli



