IAU na COP 30

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP tem participação na COP 30, realizada em Belém (Pará) de 10 a 21 de novembro de 2025. O evento contará com a contribuição dos professores Luciana Schenk e Jeferson Tavares, reforçando o compromisso do Instituto com os debates sobre o futuro das cidades.

Participação da Professora Luciana Schenk: Destaque em Paisagem e Arborização Urbana.

A Professora Luciana participará de uma agenda em três mesas de debate no evento, representando a IFLA (Federação Internacional de Arquitetos da Paisagem).

Seu principal destaque será na mesa dedicada à Coletânea Brasileira de Arborização Urbana. A Professora é co-autora da introdução da obra, que reúne um esforço de mais de três anos e 500 autores. O debate é considerado de extrema relevância, sendo a publicação financiada pelo Ministério do Meio Ambiente (Ministra Marina Silva).

Participação do Professor Jeferson Tavares: Soluções de Governança Climática.

O Professor Jeferson levará para a COP 30 os resultados consolidados do Seminário Internacional Mudanças Climáticas e as Cidades, realizado no IAU-USP em agosto de 2025. O evento reuniu especialistas, pós-graduação e graduação com a finalidade de avaliar os impactos climáticos em diferentes situações de cidades brasileiras e propor soluções de governança, infraestrutura, planos e políticas públicas para sete municípios em diferentes contextos (litoral, interior, regiões metropolitanas e foz do Rio Amazonas).

Os resultados desta pesquisa buscam contribuir ativamente com os debates da Conferência, com propósito de propor ações efetivas para combater as mudanças climáticas.

A presença de ambos os docentes na COP 30 sublinha a conexão direta entre a pesquisa desenvolvida no IAU e a formulação de políticas públicas. Acompanhe os canais oficiais do IAU para novas atualizações e relatos diretos da COP 30, que ocorre até 21 de novembro.

VEJA TAMBÉM ...