Fuvest divulga lista de convocados para a 2ª fase do vestibular e locais de provas

Foram convocados 30.787 candidatos para a 2ª fase do vestibular para ingresso na USP; provas serão realizadas dias 14 e 15 de dezembro

Vista aérea da Praça do Relógio, com a torre do relógio ao centro e ao fundo o prédio da Reitoria da USP

Convocados vão realizar a prova da 2ª fase do vestibular para ingresso na USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Fuvest, responsável pelo vestibular para ingresso na USP, divulgou hoje os locais de provas e a lista de convocados para a 2ª fase do Vestibular 2026, etapa que será realizada em dois dias consecutivos: 14 e 15 de dezembro. Ao todo, 30.787 candidatos serão convocados para a 2ª fase, o que corresponde a quatro vezes o número de vagas de ingresso da carreira e modalidade. As provas acontecerão em 36 escolas, localizadas em 21 cidades, além da capital paulista. O vestibulando pode conferir se foi convocado na lista disponível neste link. Os locais de prova podem ser acessados na área do candidato, com login e senha.

“É importante o vestibulando estar atento ao local das provas, que pode não ser o mesmo da 1ª fase”, ressalta o diretor-executivo da Fuvest, Gustavo Monaco. A recomendação é a mesma da etapa anterior: para evitar atrasos no dia e estresse na chegada, o candidato deve conhecer com antecedência o trajeto até o local em que está designado para realizar as provas.

A abertura dos portões das escolas acontecerá às 12 horas, com fechamento dos portões e início da aplicação da prova às 13 horas. Em cada um dos dias, o vestibulando terá quatro horas para finalizar a prova.

No primeiro dia, ele responderá a dez questões discursivas de português, incluindo interpretação de textos, gramática e literatura (considerando a lista obrigatória de obras), e terá de escrever a redação, lembrando que, neste ano, será possível escolher entre duas propostas de redação: uma dissertativa-argumentativa ou uma de outro gênero textual a ser apresentado no momento da prova, ambas originadas a partir de uma coletânea única de textos.

Já no segundo dia, o vestibulando terá pela frente 12 questões discursivas, com conteúdo de duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida (por exemplo: matemática + física + química para cursos de exatas; biologia + química para biológicas; história + geografia para humanas).

Uma regra eliminatória importante: será excluído o candidato que tirar zero na redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dias.

Mais informações podem ser obtidas no site da Fuvest clicando aqui.

Calendário do Vestibular Fuvest 2026

  • Segunda Fase: 14 e 15/12/2025
  • Provas de competências específicas – Música: 9 a 12/12/2025
  • Provas de competências específicas – Artes Visuais: 11/12/2025
  • Prova de competências específicas – Artes Cênicas: 5 a 9/1/2026
  • Primeira chamada: 23/1/2026

Texto: Assessoria de Comunicação da Fuvest

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...