A Feira de Ciências e Tecnologia da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, que abrange os municípios de São Carlos, Ibaté, Ribeirão Bonito, Corumbataí, Descalvado, Dourado e Itirapina, em parceria com a Universidade de São Paulo, encontra-se em sua 11ª edição, a ser realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025 no Salão de Eventos da Área 1 do Campus da USP em São Carlos.
Ao longo dos anos de realização, esse evento evoluiu significativamente tanto do ponto de vista qualitativo quanto do ponto de vista quantitativo. Na primeira edição de 2020 participaram 14 Clubes de Ciências com aumento para 300 Clubes na penúltima edição (2024), agregando a participação de aproximadamente 5000 pessoas no evento realizado no Centro de Convenções da Área 2 da USP. Um grande sucesso!
A edição 2025, com o tema Água: dos rios aos oceanos- mudanças climáticas, terá a participação de 80 clubes de ciências, 320 alunos, 160 professores e gestores, com expectativa de público de 2000 pessoas por dia.

A escolha do tema da Feira de Ciências e Tecnologia está alinhada ao que determina o Programa de Educação Ambiental da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, embasado no artigo 225 da Constituição Federal e na Política Estadual de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 12.780/2007 e regulamentada pelo Decreto nº 63.456/2018, que coloca a Educação Ambiental como componente essencial e permanente da educação, devendo estar presente em âmbito estadual e municipal, de forma articulada e continuada, em todos os níveis e modalidades dos processos educativos.
O objetivo da Feira de Ciências e Tecnologia da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos é oportunizar o desenvolvimento da alfabetização científica e do letramento científico nas crianças e adolescentes da rede estadual de ensino da nossa região.
Na Feira são apresentados os resultados dos projetos de pré-iniciação científica desenvolvidos ao longo do ano letivo por alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e do ensino médio, orientados por um docente da escola e avaliados por pós-graduandos da Universidade de São Paulo.
São também parceiros da XI Feira o CDCC-USP, a EESC-USP, o ICMC-USP, o IQSC-USP, o CNPq, a PUSP-SC, o GEAS-USP SC (vinculado ao ieA-USP Polo São Carlos), o Instituto Angelim, o EduSCar e o Ministério Público de São Carlos.
Diante da relevância da Feira para a educação científica dos jovens de São Carlos e de cidades da região, sua participação é muito importante.



