Curso da USP na plataforma Coursera promove imersão em conceitos de boas práticas científicas

Curso on-line e gratuito oferece uma formação autoinstrucional de oito horas sobre ética, integridade e avaliação em pesquisa. Destinado especialmente a pesquisadores e pós-graduandos, reúne videoaulas, leituras e tarefas distribuídas em quatro módulos

Mulher de jaleco branco de costas olhando para um papel com gráficos e à frente uma mesa com notebook

Curso aborda desafios contemporâneos da pesquisa – Foto: Freepik

Uma parceria entre a USP e a plataforma Coursera de conteúdos educacionais on-line no formato MOOC (Massive Open Online Course) lançou nesta quinta, dia 11 de dezembro, o curso Boas Práticas Científicas. Com carga estimada de oito horas, o curso é totalmente autoinstrucional: o participante acessa videoaulas, leituras e atividades no próprio ritmo, podendo avançar ou retomar conteúdos quando quiser, de acordo com sua disponibilidade. Para participar, basta realizar a matrícula e seguir o percurso proposto, que inclui videoaulas e atividades avaliativas, todos disponíveis na página do curso neste link.

A iniciativa é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) da USP, dirigida principalmente a doutorandos, pós-doutorandos, pesquisadores e professores universitários envolvidos em pesquisa científica. Mas alunos de mestrado e iniciação científica também podem aproveitar o conteúdo, que busca orientar sobre a elaboração da pesquisa científica com qualidade, responsabilidade e ética.

“A ciência de alta qualidade exige não apenas rigor metodológico, mas também uma sólida base ética. Por isso, oferecemos uma imersão nos conceitos essenciais das boas práticas científicas, abordando criticamente os desafios contemporâneos da pesquisa”, explicam os instrutores na introdução do curso. Eles são os professores Fabio Kon, do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (IME), Daniel Varela Magalhães, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini, da Escola de Enfermagem (EE), e Ana Paula Tavares Magalhães Tacconi, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

O curso é dividido em quatro módulos e tem como temas Ética em Pesquisa, Integridade Científica, Avaliação de Pesquisa e Relações Interpessoais e Ambiência.

O Módulo 1, dedicado à Ética na Pesquisa, reúne oito vídeos, duas leituras e quatro tarefas que introduzem os fundamentos éticos da atividade científica, incluindo princípios, diretrizes e procedimentos aplicados em pesquisas com seres humanos, animais e no contexto regulatório brasileiro. Os tópicos abordados são: Ética e pesquisa, Ciência e ética, Risco e benefício na pesquisa científica, Ética em pesquisa com seres humanos, Protocolos de pesquisa, Brasil: estrutura e documentação, Ética na pesquisa com animais e ética ambiental.

Já o Módulo 2, voltado ao tema Integridade Científica, apresenta cinco vídeos, uma leitura e duas tarefas que discutem práticas responsáveis na produção do conhecimento, abordando desde conceitos fundamentais até formas de prevenir plágio, má conduta e uso inadequado de ferramentas tecnológicas. Os temas são: Integridade científica, Má conduta científica, Plágio, Publicação e Uso de inteligência artificial na pesquisa científica – Entrevista com Marcelo Finger.

Na sequência, o Módulo 3, dedicado à Avaliação Responsável, reúne sete vídeos, uma leitura e quatro tarefas que apresentam princípios, boas práticas e diretrizes internacionais para avaliações acadêmicas mais justas, transparentes e fundamentadas, incluindo a elaboração de pareceres e a identificação de conflitos de interesse. Os tópicos são: Avaliação responsável, A Declaração DORA, O Manifesto de Leiden, Como escrever um bom parecer sobre uma proposta de pesquisa, Como escrever um bom parecer sobre um artigo científico, Conflitos de interesse em avaliação de pesquisa e Pesquisa em história – Entrevista com o Prof. João Paulo Pimenta.

Por fim, o Módulo 4, dedicado a Ambiência e Relacionamento Interpessoal, apresenta sete vídeos, uma leitura e três tarefas que exploram como a qualidade das relações, o ambiente de trabalho acadêmico e as práticas de ciência aberta influenciam a condução da pesquisa e o bem-estar das equipes. Os temas são: Ambiência e as relações interpessoais, Relações interpessoais em pesquisa, Relação orientador-orientando, Boas práticas em ciência aberta, Pesquisa em artes – Entrevista com Fernando Iazzetta, Inclusão e pertencimento – Entrevista com Renata Wasserman.

Os certificados são compartilháveis e podem ser adicionados diretamente ao perfil na plataforma LinkedIn.

Para saber mais e fazer matrícula no curso Boas Práticas Científicas, acesse a página neste link.

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...