Dia 14 de agosto, às 19 horas
Inscrições por este link. Vagas limitadas.
A aproximação entre arte, ciência e pesquisa acadêmica é um projeto desafiador, mas que oferecer ferramentas para enfrentar questões de ordem social, cultural e políticas que permeiam as sociedades contemporâneas. Neste encontro abordaremos os resultados do projeto “Des-habitar escutas: escuta em disputa na Cracolândia”. Trata-se de uma reflexão crítica sobre a escuta a partir de um território em permanente conflito, marcado por contrastes sociais, econômicos e políticos abissais. Essa pesquisa resultou na produção de 12 trabalhos artísticos envolvendo música, performance, gravação de campo, instalação sonora, arte urbana e criação audiovisual. O trabalho foi realizado pelo Microfonias, um projeto iniciado por Valéria Bonafé e Lílian Campesato em 2017, voltado para o desenvolvimento de processos experimentais de criação e investigação artística que colocam em debate as dimensões éticas, poéticas e políticas da escuta. As ações foram realizadas como parte do INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (InterSCity.org) INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (InterSCity.org), coordenado pelo Prof. Fábio Kon, em colaboração com o NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP.
Fabio Kon é Bacharel em Música-Percussão pelo IA-UNESP e PhD em Ciência da Computação pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Como Professor Titular de Ciência da Computação no IME-USP realiza pesquisas em Engenharia de Software, Ciência de Dados, Cidades Inteligentes e Sistemas Distribuídos. Fabio é autor de mais de 190 artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes (http://interscity.org). Em 2013, foi professor Visitante em Technion, Israel, onde fez pesquisas sobre empreendedorismo digital e, em 2018, foi Professor Visitante no MIT onde desenvolveu pesquisas na área de Ciência de Dados aplicada a problemas urbanos.
Fernando Iazzetta é professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora, bem como sobre o potencial da escuta como forma de conhecimento. Como artista desenvolve trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. É o criador do Berro, selo fonográfico digital dedicado a produções experimentais de música e arte sonora. Atualmente, é pesquisador 1A do CNPq.
Lílian Campesato é artista, pesquisadora e curadora. Doutora pela USP, atua principalmente nas seguintes áreas: estudos do som, música experimental, artes sonoras e feminismos. Seus textos discutem escuta, ruído e experimentalismo. Desde 2017 desenvolve o projeto Microfonias: invenção e compartilhamento de escuta em parceria com a compositora e pesquisadora Valéria Bonafé (microfonias.net). Recentemente foi agraciada com uma Bolsa Pós-Doutoral Marie-Sklodowska-Curie a ser desenvolvida na Universidade de Copenhague a partir de 2025.
Valéria Bonafé é artista e pesquisadora. Trabalha com composição de música vocal, instrumental e eletroacústica, integrando som e expressões literárias, visuais e dramáticas. Doutora pela USP com estágio na HMDK Stuttgart, desenvolve pesquisa num campo interdisciplinar entre a música, os estudos do som e os estudos feministas. Realizou pós-doc na ECA/USP e foi pesquisadora do InterSCity-IME/USP. Desde 2017 desenvolve o projeto “Microfonias: invenção e compartilhamento de escuta” (microfonias.net) em parceria com a artista e pesquisadora Lílian Campesato.
O auditório do Centro Cultural/IEA fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 , na Área 1 da USP São Carlos.
Por IEA Polo São Carlos