Ajude a mapear o ecossistema de inovação de São Carlos: contribua com a construção do Report Sanca Hub 2025

Pesquisa online busca obter dados de todos os atores do ecossistema de inovação da cidade; contribuições podem ser enviadas por formulário online até dia 1º de setembro

 

Com três versões anteriores já publicadas (2019, 2021 e 2023), o Report Sanca Hub chega à sua quarta edição se consolidando como a principal vitrine do ecossistema de inovação de São Carlos | (créditos da imagem: LESC)

 

Além de pólo de excelência em produção acadêmica, a cidade de São Carlos vem se consolidando como um importante hub de inovação e empreendedorismo. É o que busca evidenciar a 4ª edição do Report Sanca Hub, relatório que mapeia os principais atores da cena tecnológica e empreendedora local.

A iniciativa é organizada pela Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC), grupo de extensão formado por estudantes da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Carlos, e por colaboradores que atuam como ponte entre universidades, mercado e sociedade.

O levantamento é destinado a todos os atores do ecossistema de inovação, como startups, hubs de inovação, grupos estudantis e extracurriculares, agências de inovação, aceleradoras, co-workings, entidades de fomento, universidades e núcleos de pesquisa. A pesquisa pode ser respondida até o dia 1º de setembro por meio deste formulário online: https://icmc.usp.br/e/d2652.

“O Report Sanca Hub é mais que uma  ferramenta de visibilidade: – é um instrumento estratégico de articulação do ecossistema de inovação. . Ele mostra, com dados, a potência do ecossistema local e reforça o papel da universidade pública como agente de  inovação com impacto social”, afirma a professora Solange Rezende, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, coordenadora da LESC. Solange destaca também que, além de fortalecer o ecossistema de inovação de São Carlos, as instituições que responderem à pesquisa terão visibilidade ampliada, com a inclusão de seus logos no relatório final, que é amplamente divulgado entre investidores, parceiros estratégicos e novos talentos conectando ideias, pessoas e oportunidades.

Para a edição de 2025, a equipe responsável reformulou a metodologia e incluiu novas dimensões de análise, com ênfase em diversidade, inovação aberta e tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT) e aprendizado de máquina. A proposta é tornar o retrato do ecossistema ainda mais atual e representativo, levando em conta transformações recentes do cenário pós-pandêmico. “A pesquisa foi atualizada com um viés mais inclusivo, refletindo temas contemporâneos e abordagens mais conectadas à realidade do setor”, explica Sávio Aleixo, mestrando da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e um dos líderes do projeto.

 

A Liga de Empreendedorismo de São Carlos é formada por 11 estudantes, com liderança compartilhada entre Manu Mantovani (IFSP/SC), Sabrina Yamamoto (UFSCar), Sávio Aleixo (EESC/USP) e Matheus Henrique da Silva (ICMC/USP), da esquerda para a direita na foto | (créditos da imagem: arquivo pessoal)

 

Resultados –  De acordo com os organizadores, o Report Sanca Hub 2025 já vem recebendo respostas de diversas organizações, e os dados preliminares apontam novas tendências em relação às edições anteriores, com maior protagonismo dos hubs de inovação e dos grupos extracurriculares universitários. “Estamos percebendo um movimento muito forte vindo de coletivos estudantis. Essa diversidade de atores fortalece o ecossistema e mostra como ele está vivo e em constante transformação”, afirma Sávio Aleixo.

A análise completa dos dados será realizada após o encerramento da pesquisa, previsto para setembro. A partir desse momento, a equipe fará também uma leitura comparativa com as edições anteriores, buscando identificar tendências, permanências e transformações ao longo do tempo. A versão final será disponibilizada gratuitamente em formato digital e com “uma linguagem acessível para que todos tenham acesso”, reforça o estudante da EESC.

Sobre a edição lançada em 2023, Sávio destaca que o relatório ganhou destaque também no meio acadêmico, sendo citado em artigos científicos e utilizado como referência em pesquisas. O material chegou, ainda, a ser compartilhado com instituições de alcance nacional, como a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). “É o melhor dos dois mundos: o material contribui tanto para a academia quanto para o mercado. Pesquisadores da área de empreendedorismo usam os dados do Report como referência, ao mesmo tempo em que ele gera conexões reais entre atores que muitas vezes nem se conheciam”, relata.

Segundo o mestrando da EESC, os relatórios anteriores também proporcionaram novas parcerias, projetos conjuntos e até geração de negócios. “Conhecimentos, contatos e oportunidades têm surgido a partir do Report. A gente costuma dizer que o Sanca Hub é sobre pessoas: ele aproxima quem tem algo a construir em comum”.

 

Texto: Gabriele Maciel, da Fontes Comunicação Científica

 

Mais informações
Participe do Report Sanca Hub 2025: https://icmc.usp.br/e/d2652
Conheça mais sobre a LESC: lesc.icmc.usp.br
Acesso o Report de 2023: Report Sanca Hub 2023.pdf – Google Drive
Dúvidas? Escreva para lesc.contato@gmail.com
Siga a LESC no Instagram e no Linkedln

VEJA TAMBÉM ...