Formandos da 3ª turma do curso compartilharam seus trabalhos de conclusão de curso e trocaram conhecimento sobre as tendências da área com alunos e professores
Ferramentas de Inteligência Artificial para ensino personalizado, identificação de discurso de ódio, diagnóstico médico e análise do perfil de formação básica de pessoas com deficiência. Esses foram alguns dos temas abordados nos trabalhos de conclusão de curso dos alunos do MBA em IA e Big Data da USP, apresentados dia 12 de outubro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos.
Ao longo do sábado, nove formandos do MBA apresentaram seus TCCs no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano e foram avaliados por uma banca de composta por dois professores. Contando também com a presença de alunos de outras turmas do MBA, o evento permitiu a troca de experiências para a construção de conhecimento sobre Inteligência Artificial e Big Data, áreas de muita relevância para o mercado de trabalho da atualidade.
Como o MBA é realizado no modelo EAD, o número representativo de alunos de diversos estados do Brasil e de várias áreas do mercado animou os presentes. Para a coordenadora do curso, Solange Oliveira Rezende, é importante celebrar e reconhecer o esforço de alunos e professores nesse fechamento de ciclo. “Buscar uma formação em Inteligência Artificial e Big Data é um desafio grande para qualquer profissional que está no mercado, independente da área que trabalha” , reforça a docente.
Dentre os alunos que toparam ingressar nessa jornada, está Eliana Carlos Sampaio, que desenvolveu um trabalho que ilustra como a aplicação de conhecimentos em Inteligência Artificial e Banco de Dados pode ser diversa. Após a aposentadoria como docente do ensino superior em Vila Velha, Espírito Santo, Eliana resolveu voltar para a sala de aula, mas desta vez como estudante, carregando como objetivo tirar do papel um propósito de vida. Mãe de uma criança com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista, ela realizou em seu TCC uma pesquisa para identificar o perfil de capacitação da formação básica da pessoa com deficiência.
Por meio da coleta e análise de dados, a ideia do seu trabalho foi entender em que contexto social estão os melhores números de alfabetização desse público. “O intuito de usar IA nesse estudo é justamente identificar onde está dando mais certo para que os melhores modelos possam ser replicados”, complementa Eliana, que foi orientada pela professora Roseli Romero, vice-coordenadora do MBA.
O estudante João Vitor Rodrigues Santillo também veio de outro estado para prestigiar o evento e apresentar seu TCC. O goiano desenvolveu um modelo de linguagem para trazer mais confiança e velocidade no diagnóstico de câncer de mama. O programa desenvolvido por João analisa as imagens da mamografia e explica, apontando aspectos da figura, se aquele exame tem ou não elementos para confirmar a existência da doença, ajudando o médico a chegar a uma decisão mais segura. “É uma justificativa que aumenta a confiança para o médico e também acelera o diagnóstico”, complementa João.
O aluno foi orientado pelo professor Fernando Pereira dos Santos e destaca que a qualidade de ensino pesou na hora de escolher o MBA. “Inicialmente, o que chamou atenção no curso foi a amplitude de disciplinas, que vão desde as mais básicas até as mais avançadas e, claro, o peso da USP, que foi um fator determinante”.
O perfil multidisciplinar dos alunos é motivo de comemoração para a coordenação do curso. Segundo Solange, o interesse de pessoas de diversas partes do país pelo MBA em IA e Big Data se dá por dois fatores principais. Primeiro, a ascensão do mercado de inteligência artificial, que exige dos profissionais conhecimentos na área. O segundo ponto é o peso de estar vinculado a uma instituição como a USP. “O aluno que vem estudar conosco se forma com pessoas que estão trabalhando nas linhas de ponta em cada sub-área do saber”, aponta a coordenadora.
Prova do sucesso do curso é a demanda vinda dos estudantes. A 4ª turma do MBA já está em andamento e a próxima, que está prevista para julho de 2025, já está com lista de espera.
Em meio a essa demanda crescente, a professora Roseli aproveitou o evento para destacar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e enaltecer a preparação oferecida aos participantes. Ela explica que o currículo do curso abrange conhecimentos em várias frentes, que vão desde o aprendizado de máquina ao tratamento de grandes volumes de dados. “O aluno que se forma no nosso MBA adquire um conhecimento diferenciado para atuar no mercado de trabalho” conclui.
Durante o evento, os alunos ainda fizeram um tour pelo Instituto, despertando em alguns participantes um sentimento nostálgico de estar de volta ao campus. Fernando Dos Santos Ramos, egresso do ICMC e, atualmente, diretor de Arquitetura e CTO da GFT Consultoria, destacou o perfil prático dos conhecimentos compartilhados no MBA e se animou enviando fotos para antigos colegas de faculdade. “É inacreditável como a USP evoluiu nos últimos 35 anos, como isso cresceu, se diversificou e conseguiu manter a mesma qualidade” elogiou o formando.
Confira, abaixo, a lista completa de trabalhos de conclusão de curso defendidos no evento:
Título: Uso de LLMs para a previsibilidade de projetos de desenvolvimento de software
Autor: Rafael Pugina
Orientador: Lucas Correia Ribas
Título: Análise de Causa Raiz de Chamados de Suporte de Sistemas com aplicação de LLM
Autor: Fernando dos Santos Ramos
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini
Título: Explorando LLMs Abertos para Classificação de Discurso de Ódio em Jogos Online
Autor: Victor Rozzatti Tornisiello
Orientador: Ricardo Marcondes Marcacini
Título: Semantic Segmentation for Autonomous Driving on Adverse Visual Conditions
Autor: Victor Hugo Sillerico Justo
Orientador: Valdir Grassi Junior
Título: Análise do perfil de formação escolar básica e capacitação para o trabalho de pessoas com síndrome de Down ou Transtorno do Espectro Autista
Autor: Eliana Caus Sampaio
Orientador: Roseli Aparecida Francelin Romero
Título: Identificação de fatores chave para predição de satisfação do consumidor utilizando InterpretML
Autor: Guilherme Atihe de Oliveira
Orientador: Ricardo Rios
Título: Explicabilidade na Classificação de Câncer de Mama com Redes Neurais
Autor: João Vitor Rodrigues Santillo
Orientador: Fernando Pereira dos Santos
Título: Otimização do Processo de Moagem de Cimento
Autor: Enrique Guevara Salas
Orientador: Odemir Martinez Bruno
Título: Tutoria para o ENEM com Inteligência Artificial: alavancando tecnologias para democratizar oportunidades
Autor: Pedro Meyer Dittmar
Orientador: Solange Oliveira Rezende
Texto: Carolina Pelegrin, da Fontes Comunicação Científica