Campanha USP do Agasalho abre inscrições para universitários que desejam contribuir com a iniciativa

As inscrições ficam abertas até dia 17 de agosto, e eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas nas palestras de apresentação, que acontecem na próxima quarta

 

Faça parte desse movimento solidário: atue nos núcleos de divulgação, infraestrutura, entidades ou relações externas e ajude a transformar vidas com a Campanha USP do Agasalho | (Crédito da imagem: Divulgação)

 

“Quanto mais gente, mais quente”, esse é o lema da Campanha USP do Agasalho, grupo de extensão da USP São Carlos que há mais de 15 anos transforma solidariedade em ação. Formado por estudantes da USP e da UFSCar, o projeto está com inscrições abertas para novos membros até 17 de agosto.

Não há processo seletivo e qualquer estudante universitário pode participar preenchendo este formulário eletrônico: bit.ly/4m9jtvU. “Fazer parte da Campanha é uma forma de ver a comunidade de São Carlos para além dos muros da Universidade e ajudar aqueles que mais necessitam, sobretudo nesses períodos de frio intenso”, destaca Camily Pereira dos Santos, estudante de Engenharia Ambiental da USP São Carlos e coordenadora do núcleo de divulgação da iniciativa.

Para apresentar as atividades da Campanha e também sanar possíveis dúvidas, a equipe fará duas palestras no dia 13 de agosto: presencialmente, às 13 horas, na sala 4-001 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e às 19 horas online pelo canal da Campanha no Instagram.

 

Além de arrecadar roupas, a equipe também atua em outras frentes, como ajudar na cozinha da Paróquia Nossa Senhora de Fátima | (Crédito da imagem: Divulgação)

 

Atualmente, a equipe conta com 205 membros ativos e arrecadou, no primeiro semestre de 2025, pouco mais de 56 mil peças que foram destinadas a 22 entidades, como o PROARA, o Centro Assistencial Santo Antônio da Vila Prado e a Associação Comunidade Missionária Divina Misericordia (CMDM). A Campanha também promoveu 23 eventos no primeiro semestre, incluindo o tradicional “Saída às Ruas”, quando voluntários percorrem bairros arrecadando doações de porta em porta.

Para o segundo semestre, a agenda segue cheia: visitas a entidades, atividades lúdicas para a comunidade e o aguardado “Bazar Cultural”, que levará brincadeiras, arte e doações para a população da comunidade Cidade Aracy.

Sobre o grupo – Criada em 2007, a Campanha USP do Agasalho tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social que estejam precisando de doações de roupas, sendo atendidas ou não por uma entidade assistencialista. Divididos em núcleos que trabalham em conjunto, seus membros são coordenados pelas professoras Sarita Bruschi, do ICMC, e Maíra Martins da Silva, da EESC.

Ao longo de toda a sua existência, o grupo contabiliza mais de 50 entidades assistidas e mais de 570 mil peças arrecadadas e doadas, contando com o apoio de vários patrocinadores. Além de todos os aprendizados que contribuem para a formação cidadã dos estudantes que participam da iniciativa, também podem ser fornecidos certificados de participação nas atividades, os quais podem fazer a diferença na trajetória de quem se torna um voluntário ou uma voluntária.

 

Em 2024, a equipe alcançou um feito histórico, arrecadando 100 mil peças de roupas | (Crédito da imagem: Divulgação)

 

 Texto: Gabriele Maciel,  da Fontes Comunicação Científica 

 

Mais informações
Inscrições: bit.ly/4m9jtvU
Acesse o instagram da Campanha: instagram.com/instagasalho
Dúvidas? Escreva para
campanha.agasalho@icmc.usp.br

VEJA TAMBÉM ...